Mestrado Profissional: Inovação Tecnológica e de Processos Assistenciais Perioperatórios

INSCRIÇÕES / ENROLLMENT / INSCRIPCIÓN

 

Programa de Pós-graduação em Inovação Tecnológica e de Processos Assistenciais Perioperatórios – FMUSP

Senso Estrito (Mestrado Profissional)

O Mestrado Profissional sobre Inovação Tecnológica e de Processos Assistenciais Perioperatórios é um curso de pós-graduação senso estrito proposto pela Disciplina de Anestesiologia da Faculdade de Medicina da USP e aprovado pela Resolução CoPGr nº 8509, de 05 de outubro de 2023.

Área de Concentração: INOVAÇÃO EM MEDICINA PERIOPERATÓRIA
Visa a análise crítica da inovação tecnológica e dos processos assistenciais relacionados com o período perioperatório. Os processos de desenvolvimento, avaliação, incorporação, uso e descarte tecnológico têm interface com os processos assistenciais na área de saúde. A utilização de ferramentas da medicina baseada em evidências para a avaliação de novas tecnologias e o foco na segurança do paciente podem colaborar para o aumento da cultura de inovação tecnológica e da gestão desse conhecimento. A otimização da qualidade dos processos assistenciais perioperatórios envolve a padronização de procedimentos relacionados com as diversas fases do cuidado ao paciente cirúrgico, a utilização de ferramentas específicas de ensino-aprendizagem e o cumprimento das normas nacionais e internacionais de acreditação hospitalar para Centros Cirúrgicos e Unidades de Terapia Intensiva Cirúrgica. Além de objetivar a segurança do paciente e a diminuição da morbimortalidade cirúrgica, o incentivo à inovação tecnológica e uso dessas tecnologias no contexto dos processos assistenciais perioperatórios poderá contribuir para o desenvolvimento do complexo industrial da saúde no Brasil.

Secretaria do Programa: Av. Dr. Arnaldo, 455, 4º andar, sala 4107, CEP: 01246-903 – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) – Tel: (11) 3061-8736/3061-8737/3061-8709 – E-mail: [email protected] –Horário: das 8h às 17h – Contato: Israel ou Rogério.