Programa de Pós-graduação: Mestrado Profissional


Medicina

O MESTRADO PROFISSIONAL sobre Inovação Tecnológica e de Processos Assistenciais Perioperatórios é um curso de pós-graduação senso estrito proposto pela Disciplina de Anestesiologia da Faculdade de Medicina da USP e aprovado pela Resolução CoPGr n. 7.699, de 5 de junho de 2019.

Área de Concentração: INOVAÇÃO EM MEDICINA PERIOPERATÓRIA
Visa a análise crítica da inovação tecnológica e dos processos assistenciais relacionados com o período perioperatório. Os processos de desenvolvimento, avaliação, incorporação, uso e descarte tecnológico têm interface com os processos assistenciais na área de saúde. A utilização de ferramentas da medicina baseada em evidências para a avaliação de novas tecnologias e o foco na segurança do paciente podem colaborar para o aumento da cultura de inovação tecnológica e da gestão desse conhecimento. A otimização da qualidade dos processos assistenciais perioperatórios envolve a padronização de procedimentos relacionados com as diversas fases do cuidado ao paciente cirúrgico, a utilização de ferramentas específicas de ensino-aprendizagem e o cumprimento das normas nacionais e internacionais de acreditação hospitalar para Centros Cirúrgicos e Unidades de Terapia Intensiva Cirúrgica. Além de objetivar a segurança do paciente e a diminuição da morbimortalidade cirúrgica, o incentivo à inovação tecnológica e uso dessas tecnologias no contexto dos processos assistenciais perioperatórios poderá contribuir para o desenvolvimento do complexo industrial da saúde no Brasil.

Secretaria do Programa: Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 44, 2º andar, bloco I – Serviço de Anestesia – Tel: (11) 2661-5367 – Horário: das 8h às 17h – Contato: Claudia, Clayton e Sandra.
E-mail: [email protected]