Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT)

O PPG dispõe dos recursos dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade de São Paulo e do NIT do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. A infraestrutura instalada coloca a IES em posição de destaque no cenário de inovação em saúde, contribuindo para avanços no desenvolvimento de soluções para a prevenção, diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças, colaborando para o desenvolvimento do complexo econômico-industrial da saúde no Brasil.

No Núcleo de Inovação Tecnológica da USP , a Agência USP de Inovação (AUSPIN) (https://www.inovacao.usp.br/), que em 2025 completa 20 anos, é responsável por gerir a política de inovação para promover a utilização do conhecimento científico, tecnológico e cultural produzido na universidade, em prol do desenvolvimento socioeconômico sustentável do Estado de São Paulo e do país. Atua na proteção do patrimônio industrial e intelectual gerado na Universidade de São Paulo, efetuando todos os procedimentos necessários para o registro de patentes, marcas, direitos autorais de livros, softwares, músicas, entre outras criações. Ela oferece apoio aos docentes e pós-graduandos da USP na elaboração de projetos em parceria para melhor gerenciar as relações com os setores empresariais, bem como comunicar para a sociedade em geral o impacto e os benefícios das inovações guiadas pela ciência, desenvolvidas pelos pesquisadores da USP. Por meio de incubadoras de empresas, de parques tecnológicos e de treinamentos específicos, promove o empreendedorismo, oferecendo suporte técnico, gerencial e formação complementar ao empreendedor. São eixos de ação da AUSPIN: (1) incentivo à inovação – propriedade intelectual; (2) transferência de tecnologia, preocupando-se em colocá-las à disposição da sociedade; (3) Prospecção em CT & I; (4) parcerias com o setor privado e governamental; (5) promoção da internalização da pesquisa na empresa; (6) extensionismo para a competitividade; (7) suporte ao empreendedorismo; (8) comunicação e difusão da inovação em projetos estratégicos e (9) cooperação nacional e internacional para a promoção da inovação.

O NIT da USP tem o InovaUSP, um espaço projetado para integrar laboratórios e iniciativas em um ambiente multidisciplinar voltado para o desenvolvimento de pesquisa e inovação. Este espaço atende laboratórios independentes das unidades acadêmicas e promove atividades colaborativas interdisciplinares. Além disso, incentiva os pós-graduandos da USP a aprimorar sua formação em empreendedorismo e inovação. Nesse contexto, o InovaUSP busca fomentar a inovação e o empreendedorismo de maneira direta e indireta, contribuindo para a criação de empresas, geração de empregos, aumento da competitividade e da produtividade, e, assim, melhorando a qualidade de vida da população.

Além do NIT da USP o PPG utiliza diretamente a infraestrutura do NIT do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, denominado InovaHC. O InovaHC tem Centros de Inovação Tecnológica (CITs) dentro dos Institutos do HCFMUSP, que assessoram pesquisadores/empreendedores em assuntos relacionados aos processos de transformação de ideias em produtos, parcerias com empresas, propriedade intelectual e transferência de tecnologia para o mercado, além do desenvolvimento de atividades locais que estimulam projetos com potencial de inovação tecnológica.

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) possui infraestrutura robusta e diversificada que sustenta as atividades de inovação em saúde. Trata-se de uma das maiores instituições hospitalares da América Latina, conhecida por combinar atendimento de excelência, ensino de alta qualidade e pesquisa de ponta, com incremento crescente no apoio às atividades de inovação e parcerias com empresas.

Programas de Inovação:

  1. InCube-InovaHC: Programa institucional que fomenta a inovação no hospital, englobando desde a ideia inicial até a aplicação prática, com apoio a prototipagem e validação;
  2. Hub de Inovação e Empreendedorismo: Iniciativa para integrar pesquisadores, estudantes e empreendedores na busca por soluções disruptivas em saúde. Trata-se de área do Hospital das Clínicas que funciona em parceria com a iniciativa privada e atualmente gerida pela empresa Moso (https://www.moso.ac/).

Laboratórios

Em 2024 foi implantado o Centro de Usabilidade (UX) dentro do LEPIC (Laboratório de Ensino, Pesquisa e Inovação em Cirurgia), via Centro de Inovação Tecnológica do Instituto Central, com recursos obtidos da Reserva Técnica Institucional (RTI) da FAPESP. Essa unidade de usabilidade, acessível a docentes e discentes do PPG, objetiva otimizar dispositivos, tecnologias e fluxos de trabalho para melhorar segurança, eficiência e experiência do paciente e profissionais da saúde. Avalia ergonomia, interface de equipamentos e impacto das inovações no ambiente perioperatório, promovendo integração entre equipes e desenvolvimento de soluções baseadas em evidências para melhor assistência cirúrgica. Alunos e docentes do PPG têm acesso ao Laboratório de Engenharia Clínica (Labec) no Hospital das Clínicas da FMUSP, responsável por realizar manutenção preventiva, calibração e testes de segurança elétrica nos equipamentos dos institutos do complexo HCFMUSP.

O INOVATEC tem acesso a laboratórios dos Departamentos onde os docentes encontram-se vinculados. São laboratórios dedicados à pesquisa e inovação dentro do prédio da FMUSP, no Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP e no Instituto de Ciências Biomédicas da USP. A característica interdisciplinar do Programa favorece as parcerias e o uso compartilhado de Laboratórios e estruturas físicas de outras áreas institucionais. Os equipamentos institucionais para uso compartilhado, conhecido como Rede Premium, são publicados em área específica do site institucional: https://premium.fm.usp.br/. Os laboratórios próprios do PPG fazem parte dos Laboratórios de Investigação Médica (LIMs), que são unidades do Hospital das Clínicas vinculadas aos Departamentos e Disciplinas da FMUSP e cujos detalhes estão no link https://limhc.fm.usp.br/portal/ bem como no site do PPG na internet. Tais laboratórios objetivam o desenvolvimento de pesquisa clínica e translacional; a padronização de novas técnicas e métodos diagnósticos com possibilidade de validação para uso em pacientes; a formação de pesquisadores em pesquisa básica e aplicada. Os LIMs são locais de pesquisa, ensino e treinamento para graduandos e pós-graduandos de áreas cujos currículos sejam relacionados direta ou indiretamente com as ciências da saúde, com possibilidade de incorporação de alunos de ensino médio e técnico. No site do PPG na internet há link específico para as estruturas relacionadas a cada laboratório próprio, bem como o memorial descritivo de cada uma das unidades laboratoriais, com a lista dos equipamentos disponíveis. Além de equipamentos específicos descritos abaixo, as unidades laboratoriais possuem infraestrutura básica para laboratórios experimentais, computadores, impressoras e acesso à internet e à rede de dados institucionais.

  1. LABORATÓRIO DE MICROCIRURGIA-CIRURGIA PLÁSTICA (vinculado ao LIM-04): localizado dentro do edifício sede da FMUSP e com acesso ao biotério. Estrutura com área de 140,54m2, neste laboratório são desenvolvidos projetos de pesquisa da AC Cirurgia Translacional e relacionados a: Cirurgia Plástica do Contorno Corporal; Cultura Celular e Engenharia de Tecidos. O parque tecnológico instalado foi em sua maioria obtido com fomentos FAPESP ou por doações diversas. Dispõe de 03 funcionários fixos, sendo 01 biólogo com título de doutorado, 01 técnico de laboratório e 01 técnico em saúde;
  2. LABORATÓRIO DE ANESTESIOLOGIA (vinculado ao LIM-08): localizado dentro do edifício sede da FMUSP e com acesso ao biotério. Laboratório de Investigação Médica com área de 55m2, onde são podem ser realizados projetos relacionados às LACTs do PPG. O parque tecnológico instalado inclui equipamentos obtidos por meio de fomento FAPESP ou por doação. O laboratório dispõe de três funcionários fixos, sendo uma médica veterinária especializada em anestesia veterinária, uma biologista com doutorado e um técnico de laboratório;
  3. LABORATÓRIO DE PESQUISA EM CIRURGIA EXPERIMENTAL (vinculado ao LIM-26): localizado dentro do edifício sede da FMUSP e com acesso ao biotério. Laboratório com área de 80 m2 onde são realizados projetos de pesquisa da AC Cirurgia Translacional e relacionados ao desenvolvimento de técnica cirúrgica em modelos animais e experimentais. Neste laboratório também são realizadas atividades de ensino de técnica cirúrgica para alunos de graduação e pós-graduação senso lato. Dispõe de 02 funcionários fixos, sendo um técnico de laboratório de nível superior e um auxiliar de laboratório de nível médio;
  4. LABORATÓRIO BIOFÍSICO (vinculado ao LIM-08): Localizado dentro do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP. Estrutura de aproximadamente 45m2, utilizado para atividades das AC de Anestesia e Analgesia e de Medicina Perioperatória e para pesquisas relacionadas com aparelhos de ventilação mecânica (LP: Impacto do trauma anestésico-cirúrgico sobre o sistema respiratório), além do uso para pesquisa e treinamento de habilidades em acesso à via aérea, acesso vascular, reanimação e ventilação mecânica para alunos de graduação e pós-graduação senso lato. Neste laboratório também estão sendo realizados experimentos relacionados à inovação tecnológica incremental em materiais, com aqueles para acesso à via aérea. Dispõe de uma auxiliar técnica de saúde;
  5. LABORATÓRIO DE NEUROMODULAÇÃO DA DOR: do Instituto de Ciências Biiomédicas da USP, sob responsabilidade da DP Camila Squarzoni Dale.

Centros Cirúrgicos e Unidades de Apoio ao Paciente Cirúrgico

A participação de membros do Programa nos Institutos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e do Hospital Universitário da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HU) permite o desenvolvimento de projetos científico-tecnológicos clínicos e translacionais, com formação continuada de recursos humanos qualificados e amplo aproveitamento da infraestrutura institucional. O complexo hospitalar é composto por vários institutos, permitindo a interação interdisciplinar e a troca de conhecimento entre especialistas. As unidades assistenciais dispõem de recursos financeiros e política institucional de atualização tecnológica que disponibiliza equipamentos adequados para assistência de qualidade e constituem excelente infraestrutura para a realização dos projetos, tais como o acesso ao prontuário eletrônico, aos recursos dos Laboratórios de Patologia Clínica e de Diagnóstico por Imagem.

  1. INSTITUTO CENTRAL: hospital quaternário com 34 salas cirúrgicas, centro obstétrico com 04 salas e 12 salas para procedimentos diagnósticos e terapêuticos sob anestesia, onde são realizados procedimentos cirúrgicos e diagnóstico-terapêuticos, além de unidade de recuperação pós-anestésica, Unidade de Terapia Intensiva Cirúrgica geral com 17 leitos, além de leitos de internação em número adequado para a internação dos pacientes cirúrgicos e Unidades Ambulatoriais Cirúrgicas, de Avaliação Pré-Operatória e de tratamento da dor. Além do Centro de Inovação Tecnológica (CITIC-InovaHC), dispõe de centro de pesquisa clínica estruturado que permite realização de pesquisas em pacientes cirúrgicos ou internados em Unidades de Terapia Intensiva;
  2. INSTITUTO DO CORAÇÃO: hospital quaternário com 14 salas cirúrgicas e 10 salas para procedimentos diagnósticos e terapêuticos sob anestesia, além de unidade de recuperação pós-anestésica e Unidade de Terapia Intensiva Cirúrgica com 71 leitos com coordenação vinculada ao PPG. Dispõe de centro inovação tecnológica (InovaINCOR) e de centro de pesquisa clínica estruturado que permite o desenvolvimento de projetos em pacientes cirúrgicos ou internados em Unidades de Terapia Intensiva;
  3. INSTITUTO DE ORTOPEDIA: hospital terciário com 11 salas cirúrgicas e 01 sala para procedimentos diagnósticos e terapêuticos sob anestesia e unidade de recuperação pós-anestésica;
  4. INSTITUTO DA CRIANÇA: hospital terciário com 04 salas cirúrgicas e 03 salas para procedimentos diagnósticos e terapêuticos sob anestesia e unidade de recuperação pós-anestésica. Os projetos desenvolvidos neste Instituto estão relacionados à anestesia e cirurgia em pacientes pediátricos;
  5. INSTITUTO DE PSIQUIATRIA: hospital terciário com 03 salas cirúrgicas e 01 sala para procedimentos diagnósticos e terapêuticos sob anestesia, além de unidade para eletroconvulsoterapia sob anestesia. Os projetos de pesquisa em desenvolvimento neste Instituto estão relacionados à anestesia para eletroconvulsoterapia e neurocirurgia;
  6. INSTITUTO DO CÂNCER: hospital quaternário que destaca-se pela excelente estrutura tecnológica instalada. São 14 salas cirúrgicas em atividade e 12 salas para procedimentos diagnósticos e terapêuticos sob anestesia, além de unidade de recuperação pós-anestésica, Unidade de Terapia Intensiva Cirúrgica com 70 leitos e Unidades Ambulatoriais cirúrgicas, para avaliação pré-operatória e para tratamento da dor. Os projetos de pesquisa desenvolvidos neste Instituto estão relacionados à anestesia, cirurgia e cuidados perioperatórios ao paciente oncológico;
  7. INSTITUTO DE RADIOLOGIA: hospital terciário com 12 salas para procedimentos diagnósticos e terapêuticos sob anestesia e uma unidade de recuperação pós-anestésica, onde são realizados sob anestesia ou sedação. Neste Instituto se localiza o INLAB, o Laboratório de Inteligência Artificial do InovaHC;
  8. HOSPITAL UNIVERSITÁRIO: hospital secundário com 10 salas cirúrgicas, 04 salas de obstetrícia e 03 salas para procedimentos diagnósticos e terapêuticos sob anestesia, além de unidade cirúrgica ambulatorial e unidade de recuperação pós-anestésica. Os projetos desenvolvidos neste hospital estão relacionados principalmente à cirurgia geral e do trauma e à anestesia em obstetrícia;

Centros de Simulação

  1. Simuladores de Treinamento: Centros de simulação avançada para capacitação de profissionais em novas técnicas e tecnologias.
    • Laboratório da Habilidades da FMUSP
    • LEPIC
    • Centro de Usabilidade
  2. Espaços de Inovação Aberta: Ambientes colaborativos para pesquisadores, startups e empresas trabalharem projetos de forma multidisciplinar/multiprofissional dentro do espaço do InovaHC.

Tecnologia da Informação

  1. Plataformas de Big Data e Inteligência Artificial (AI): O InLab (https://inrad.hc.fm.usp.br/inrad-in-lab/) é laboratório de AI vinculado ao InovaHC e acessível aos alunos do PPG e dispõe de ferramentas de análise avançada para integrar dados clínicos e apoiar a pesquisa e a tomada de decisão médica. O projeto científico-tecnológico da dissertação do aluno Victor Sapountzakis Ribeiro foi realizado com apoio dos profissionais e estrutura desse laboratório.
  2. Prontuário Eletrônico: Sistema integrado que facilita o acesso a dados para estudos epidemiológicos e clínicos.
  3. Sistemas de Telemedicina: Implementação de soluções para consulta, monitoramento remoto e educação a distância, com oportunidade para desenvolvimento de projetos inovadores com ciência de dados e uso de equipamentos vestíveis.

Recursos Humanos Especializados

  1. Corpo Clínico de Excelência: Médicos e equipes multiprofissionais da saúde, pesquisadores e professores altamente qualificados que lideram projetos de pesquisa e inovação.
  2. Engenheiros Clínicos, Tecnólogos e cientistas de dados: Especialistas que atuam no desenvolvimento, avaliação e incorporação de novas tecnologias em saúde assessoram os membros do PPG nos projetos científico-tecnológicos.
  3. Técnicos de Pesquisa: os laboratórios de pesquisa institucionalmente vinculados ao PPG (Laboratórios de Investigação Médica) possuem funcionários técnicos próprios e vinculados à superintendência dos LIMs da FMUSP: Silvana Cerejido Altran, bióloga no LIM-04; Bruno Conceição do Rosario, técnico de laboratório no LIM-04; Renata Oliveira Conceição, técnico de laboratório no LIM-04; Gilberto de Mello Nascimento, técnico de laboratório no LIM-08; Débora Rothestein Ramos Maia, bióloga no LIM-08. Além dos técnicos de pesquisa, o PPG conta com a colaboração de equipes de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, engenharia e funcionários administrativos e de serviços gerais que colaboram com os projetos.
  4. Médico Veterinário: responsável pela gerência dos projetos no LIM-08-Anestesiologia e assessoria sobre anestesia em animais de experimentação dos demais laboratórios do PPG, Dra. Denise Aya Otsuki, médica veterinária especializada em Cirurgia e Anestesiologia.
  5. Estatísticos: consultores que prestam serviços especializados e são remunerados por projeto pelo centro de estudos da Disciplina de Anestesiologia (CEDAR): J.S.A Serviços de Informática Ltda (Silvia Lamas); S.E.I. – soluções Estatísticas Inteligentes (Nara Spall); e José de Oliveira Siqueira;
  6. Enfermeiros de Pesquisa: uma enfermeira coordenadora das atividades (Suely Pereira Zeferino, doutora em ciências e vinculada à Divisão de Anestesia do Instituto do Coração, responsável pelo auxílio na captação de recursos junto às agências de fomento), colabora com os docentes e discentes na operacionalização dos projetos e coordena os demais enfermeiros de pesquisa que participam dos projetos;
  7. Farmacêuticos de Pesquisa: consultores vinculados ao Centro de Pesquisa Clínica que prestam serviços especializados e são remunerados por projeto.
  8. Profissionais para Apoio Administrativo: O PPG dispõe de 01 coordenador administrativo com formação de bacharelado em Direito (Israel Rodrigues de Oliveira) e 02 auxiliares administrativos (Vitor de Melo Cremasco e Sandra Regina Marques da Silva), que são responsáveis pelas atividades administrativas próprias do Programa de Pós-Graduação, além da gerência do fluxo dos projetos científico-tecnológicos do Programa junto às Comissões de Ética em Pesquisa, parcerias com empresas e Agências de Fomento.

Comissões de Ética em Pesquisa

Os membros do PPG têm acesso aos seguintes CEPs institucionais:

  • CAPPesq (Comissão de Ética em Pesquisa do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo): A esta CEP são submetidos os projetos a serem executados nos Institutos do Hospital das Clínicas. A CEP tem plataforma digital própria (Sistema de Gestão de Projetos – SGP) para submissão dos projetos e as reuniões da comissão são quinzenais.
  • CEUA-FMUSP (Comissão de Ética para o Uso de Animais da Faculdade de Medicina da USP): Desmembrada do CEP-FMUSP, em 2013, por determinação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, passou a analisar os projetos que utilizam animais fornecidos pelo Biotério-FMUSP ou de outros fornecedores externos à Instituição e/ou Material coletado.
  • CEP-HU (Comissão de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário da Faculdade de Medicina da USP): A esta CEP são submetidos Projetos de Pesquisa a serem realizados no Hospital Universitário da Universidade de São Paulo; Os projetos aprovados por quaisquer uma destas CEPs foram cadastrados no Relatório Sucupira com as respectivas siglas de identificação. Quando necessário, a comunicação com CONEP e ANVISA é realizada a partir das CEPs correspondentes aos Projetos específicos. Projetos que não necessitam avaliação do sistema CEP/CONEP ou projetos que serão realizados externamente e que já foram avaliados em CEPs de outras Instituições são avaliados apenas pela Comissão de Pesquisa do Departamento de Cirurgia. Para a pré-qualificação ao Programa, o candidato e seu futuro orientador devem apresentar projeto aprovado, seja no CEP ou apenas pelo Departamento de Cirurgia, conforme o caso. Os processos de avaliação de projetos de pesquisa estão em fase final de passagem da análise em papel para totalmente online e os recursos de informática contribuem para as boas práticas da pesquisa por permitirem a gestão do fluxo de projetos nas Comissões de Ética em Pesquisa e no sistema CEP-CONEP. Em 2024 o PPG iniciou trabalhando com 36 projetos e concluiu 04, finalizando com 32 projetos ativos. O PPG dispõe de funcionário treinado para auxiliar os docentes e discentes nos processos e fluxos de submissão e comunicação com as Comissões de Ética em Pesquisa (CEP) e registro dos Projetos de pesquisa clínica na Plataforma Brasil e nas plataformas Rebec (Registro Brasileiro de Estudos Clínicos) e ClinicalTrials.gov. A Disciplina “Bases Metodológicas da Pesquisa Científica” aborda o tema de boas práticas em pesquisa e treina os alunos no uso das respectivas plataformas. Alguns docentes, discentes e egressos do Programa participam como membros dos CEPs.

Espaços didáticos / pedagógicos

O PPG tem sala própria com recursos estruturais e audiovisuais e de teleconferência que permite reuniões semipresenciais ou presenciais para até 10 pessoas. A FMUSP dispõe de salas específicas em número suficiente para atender às necessidades do PPG em relação às atividades didáticas presenciais, semipresenciais ou por metodologias de educação à distância (EAD). As ações prévias para EAD mostraram-se úteis no enfrentamento da pandemia COVID-19. Seguindo as orientações da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da USP e da Comissão de PG da FMUSP, as defesas presenciais de dissertações foram temporariamente interrompidas, sendo realizadas apenas com a presença na FMUSP do discente e do orientador, com a participação à distância dos membros da banca. Tal processo facilitou a participação de parceiros estrangeiros e de outras Instituições nas bancas. Da mesma forma, as disciplinas passaram a ser ministradas à distância, usando a metodologia de “collaborative learning” e minimizando o impacto da epidemia na evolução dos alunos e nas atividades gerais do PPG. As atividades presenciais foram retomadas em 2023.

Escritório de Relações Internacionais

O Programa tem assessoria da Comissão de Relações Internacionais (CRint) da FMUSP, vinculada à Comissão de Relações Internacionais da USP. Processos de parcerias internacionais, bem como de ida e vinda de docentes e discentes são tratados com a ajuda dos profissionais do escritório da CRint localizado dentro da Faculdade de Medicina.

Biotério

Os experimentos que utilizam camundongos, ratos, hamsters e coelhos recebem os animais diretamente do biotério da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo o qual possui a estrutura e os recursos preconizados pela legislação vigente. Nos experimentos com porcos, que pela legislação da cidade de São Paulo não podem ser criados no ambiente urbano, os animais são fornecidos por granja previamente cadastrada pelos laboratórios e entregues ao biotério no dia anterior ao experimento, com o cumprimento de todas as diretrizes para o uso experimental dos animais.

Centro de Gerenciamento de Pesquisa Clínica

O Centro de Gerenciamento de Pesquisa Clínica (CPC) está vinculado à Comissão de Pesquisa e Inovação da FMUSP e tem atuação expressiva nos Instituto do Coração, Instituto do Câncer e Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, cada local dispondo de área física e funcionários específicos, bem como de funcionários próprios do PPG. Além do apoio aos projetos do PPG, o CPC também permite a elaboração de projetos em parceria com a Indústria Farmacêutica e de Equipamentos. O centro dispõe de salas para reuniões, salas para pesquisa de documentos e sala para os pesquisadores, todas com infraestrutura de informática e acesso à internet. O CPC dispõe também de refrigeradores para armazenamento de medicações em estudo, com controle específico de recebimento, armazenamento e dispensação, das amostras relacionadas aos projetos. O centro está integrado às especialidades clínicas institucionais o que o capacita nos atendimentos multidisciplinares e assistência médica a eventos adversos eventualmente presentes no andamento dos projetos.

Bibliotecas e infraestrutura de apoio à informação

O PPG tem acesso às bibliotecas da Faculdade de Medicina e de outras Unidades da Universidade de São Paulo, com acesso virtual e presencial a vários acervos de interesse dos membros de Programa, incluindo o Derwent Innovations Index da Clarivate, para consulta a patentes, e a Plataforma Overton, conforme descrito abaixo. Adicionalmente, o PPG dispõe de bibliotecas temáticas próprias dentro das áreas físicas das Disciplinas do Departamento de Cirurgia ou Serviços aos quais os membros do Programa estão vinculados. Os acervos destas pequenas bibliotecas foram adquiridos e ampliados com recursos de fomento ou recebidos como doação. O acesso à internet permite amplo acesso local às bases de dados específicas para realização de pesquisa bibliográfica e de propriedade intelectual. Na Disciplina obrigatória do Programa (MAN5728- Bases metodológicas da pesquisa científica), os discentes recebem treinamento técnico com profissionais especializados no uso das bases de dados úteis no desenvolvimento dos projetos de pesquisa. Os discentes, docentes e colaboradores do PPG têm acesso ao portal de periódicos CAPES nos laboratórios e nas bibliotecas. Via plataforma Ovid é possível conexão com a Biblioteca da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, que disponibiliza os principais periódicos da especialidade de anestesiologia. Além dos Periódicos CAPES, o acesso virtual ampliado para outras bases de dados bibliográficos é disponibilizado pela Universidade permitindo acesso aos periódicos relacionados às LACTs do Programa. Eventuais referências bibliográficas não acessadas pelas alternativas acima podem ser solicitadas pessoalmente ou por e-mail para serem providenciadas pelas Bibliotecas Institucionais.

Recentemente a Biblioteca da FMUSP passou a oferecer os serviços relacionados ao acesso à Base Overton. Desenvolvida no Reino Unido, a Overton Overton abrange um acervo de 18 milhões de documentos provenientes de 190 países e mais de 44.000 ONGs e organizações intergovernamentais, permitindo demonstrar como a ciência influencia decisões governamentais. É atualmente a maior plataforma para rastreamento do impacto da produção acadêmica em políticas públicas, mapeando as interações entre a produção científica e tecnológica e a implementação dessas políticas públicas, além de identificar as produções que são citadas nesses documentos. A A Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) da USP tem como objetivo integrar a gestão da informação, a produção intelectual e as bibliotecas, alinhando-as aos objetivos estratégicos da instituição. A ABCD, que atende a todos os Programas de Pós-graduação da USP, opera de forma sistêmica com as 64 bibliotecas da universidade, ligadas a Unidades, Institutos, Centros, Museus e Pró-reitorias. Essas bibliotecas oferecem serviços e produtos essenciais para a formação e atualização da comunidade acadêmica, além de atender ao público externo. Elas proporcionam ambientes acolhedores e adequados ao estudo, aprendizado e pesquisa, mantendo acervos impressos de alta qualidade e facilitando o acesso a conteúdos digitais. Os acervos podem ser consultados diretamente nas bibliotecas ou online (https://www.abcd.usp.br/), por meio do Portal de Busca Integrada e do Banco de Dados Bibliográficos da USP – Dedalus. Esses recursos permitem o acesso a registros bibliográficos de livros, periódicos, teses e dissertações, além de trabalhos de eventos, catálogos, filmes, iconografias, jornais, folhetos e outros materiais, sempre que possível com acesso ao texto completo. De acordo com os dados de 2023, os acervos disponíveis incluem: mais de 576.750 livros eletrônicos e 2.469.237 impressos, 6.462.117 teses e dissertações em formato digital e 274.010 em formato impresso, 135.132 títulos de periódicos online com 10.810.560 fascículos, e 74.675 títulos de periódicos impressos com 5.078.082 fascículos, mais de 600.000 multimeios e outros, totalizando 17.849.882 itens que compõem o acervo eletrônico e 8.436.189 itens que compõem o acervo impresso.

Todo esse acervo está disponível aos pós-graduandos e orientadores da USP de maneira virtual ou presencialmente nas bibliotecas dos campi. O Banco de Teses e Dissertações (https://www.teses.usp.br/) disponibiliza a versão digital completa das Dissertações defendidas no PPG.

A Agência USP de Gestão de Informação Acadêmica (AGUIA) é o órgão da Universidade responsável por alinhar a gestão da informação e divulga anualmente o Anuário estatístico, publicação on-line que apresenta os principais indicadores relacionados às atividades-fim da Universidade relacionadas à graduação, pós-graduação, pesquisa e inovação, cultura e extensão universitária e inclusão e pertencimento, e a apresentação de informações importantes sobre a gestão universitária. Há convênio institucional (USP ou HCFMUSP) para uso das seguintes plataformas virtuais de apoio à pesquisa: Periódicos CAPES, REDCap (Research Electronic Data Capture) para apoio à qualidade dos bancos de dados; Grammarly para aprimoramento de escrita em inglês; Turnitin para identificação de similaridade de textos; EndnoteWeb, Zotero e Mendeley para elaboração de banco de referências bibliográficas e para análise estatística (SPSS). Há também possibilidade de acesso restrito às bases Embase, Scopus, Web of Science, Eric, dentre outras. As biblioteconomistas da Biblioteca da FMUSP fornecem treinamentos regulares no uso das ferramentas de apoio à pesquisa e inovação, como o acesso às bases de dados, acesso a bancos de patentes e oficinas regulares sobre o uso de softwares de referências bibliográficas e os alunos são estimulados a utilizá-los. A FMUSP publica as normas para redação de dissertações e teses, que pode ser acessada pelos alunos diretamente no site da biblioteca. Antes da defesa da dissertação, os alunos recebem assessoria direta dos profissionais da biblioteca para elaboração da ficha catalográfica e para os processos relacionados ao depósito da Dissertação no Banco de Teses e Dissertações da USP (https://www.teses.usp.br/).

Acesso à Rede Mundial de Computadores e Comunicação entre Membros do Programa:

O programa dispõe de computadores com acesso à internet em número suficiente e para livre acesso dos docentes e discentes, incluindo acesso às redes WiFi institucionais (USP e HC), com suporte técnico especializado. Todos os membros do PPG têm acesso a um endereço de e-mail institucional. Há disponibilidade de softwares para auxílio na elaboração de projetos, coleta de dados, preparação de apresentações, elaboração de bancos de dados, softwares específicos para análise estatística, gerenciamento de referências bibliográficas e autochecagem de similaridade. A USP disponibiliza ferramentas para Disciplinas (e-Disciplinas e Classroom), Defesas de dissertações (Meet, Zoom e Conference Web) e Processos Seletivos não presenciais e a Faculdade de Medicina disponibiliza plataforma específica para fóruns de discussão, que pode ser utilizada pelos docentes do programa mediante uso de senha pessoal. Há possibilidade de acesso à plataforma Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) para auxiliar nas ações de ensino do Programa. Há convênio institucional com a empresa Google que possibilita a utilização do Google Classroom, plataforma que auxilia os docentes na criação e organização de tarefas e no fornecimento de feedback aos alunos, otimizando a comunicação nas atividades das disciplinas e na orientação dos alunos. A Instituição tem sistemas de informações hospitalares (HIS) que permitem acesso regulamentado a prontuários eletrônicos de pacientes, exames laboratoriais e de imagem. O Hospital das Clínicas da FMUSP participa do Consórcio internacional do REDCap (Research Electronic Data Capture), da Universidade de Vanderbilt (Tennessee, USA), e disponibiliza para docentes e discentes a plataforma de captura de dados que é orientada por metadados e metodologia de fluxo de trabalho, dando robustez e confiabilidade aos dados coletados nas pesquisas científicas. O Programa está associado à RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) e à RUTE (Rede Universitária de Telemedicina, organização social ligada ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) por meio do SIG (Grupo de Interesse Especial) de Anestesiologia, proposto e coordenado por docentes do PPG. Nas reuniões com utilização da solução tecnológica da RUTE são discutidos estudos multicêntricos da BRANCA (Brazilian Network for Research on Complications in Anesthesia) com pesquisadores de diferentes localidades do Brasil. O acesso ao SIG-Anestesiologia na RUTE/RNP encontra-se no endereço https://rute.rnp.br/web/sig-anestesiologia. Há recurso específico proveniente do CEDAR (Centro de Estudo de Anestesiologia e Reanimação) destinado à manutenção e atualização continuada dos dados do site do Programa na internet, bem como de assinatura da plataforma Zoom. Além da comunicação oficial pelo e-mail institucional, o Programa dispõe de ramais do telefone fixo institucional e de telefone celular próprio com aplicativo WhatsApp para agilizar as atividades da secretaria do PPG e a divulgação adicional das defesas de dissertações para o grupo de alunos. A comunicação informal por meio do grupo de WhatsApp que inclui os discentes e a coordenação do PPG é considerada um tipo de EAD e de collaborative learning. Além de facilitar a integração e networking do corpo discente, nesta plataforma dedicada são divulgadas e discutidas publicações de interesse geral dos pós-graduandos relacionados ao Mestrado Profissional e à inovação tecnológica e geral. Outro grupo de WhatsApp inclui orientadores e colaboradores do PPG e é utilizado para reforço e agilização da comunicação feita por e-mails e discussão de assuntos gerais relacionados ao PPG, otimizando o ambiente de colaboração técnico-científica.

O Parque de Tecnologia da Informação da USP, gerido pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), abriga 76 subsistemas de informação que atendem 178.983 usuários e gerenciam 2.089.025 processos acadêmicos e administrativos anualmente, além de 227.774 contas de e-mail que ocupam 13,76 Petabytes de disco. A infraestrutura inclui 170 equipamentos Wi-Fi externos e 844 km de fibra óptica. A nuvem computacional da STI conta com 14 Petabytes de armazenamento, 11.100 cores de processamento e 250 Terabytes de RAM, com clusters de alto desempenho (HPC) como o Águia e o Lince. Somente em 2024, a STI coordenou a aquisição de 6.376 pontos de acesso Wi-Fi internos e 316 externos, além de 30 controladoras, para modernização da rede wireless nos campi, complementando a distribuição de 31.550 microcomputadores e outros equipamentos de tecnologia. Os pós-graduandos, orientadores e demais envolvidos na pós-graduação usufruem diretamente desses sistemas de informação, que são fundamentais para otimizar suas atividades acadêmicas e administrativas, proporcionando maior eficiência e agilidade em seus processos.

Fomento ao programa e captação de recursos financeiros

O INOVATEC tem plano de ação para estímulo à busca de parcerias com empresas e Instituições que possam fomentar projetos relacionados às dissertações dos discentes.

A captação de recursos pelo PPG no quadriênio ocorreu de forma direta pelos DP ou por meio ações intermediadas pelos Centros de Estudos vinculados às Disciplinas às quais pertencem os orientadores do PPG. Foram obtidos recursos provenientes de: 1) Financiamento de bolsas para projetos de iniciação científica, por agências governamentais de fomento; 2) Realização de eventos de extensão universitária; 3) Publicação de livros relacionados às LACTs; 4) Recebimento de emendas parlamentares; 5) Utilização de recursos das fundações de apoio Institucional (Fundação Zerbini e a Fundação Faculdade de Medicina), 6) Uso de reserva técnica institucional (RTI) da FAPESP.

Os Docentes do PPG são estimulados a buscar parcerias com empresas para financiamentos dos projetos, bem como a solicitar emendas parlamentares para projetos específicos e realizarem eventos de educação continuada que resultem em recursos financeiros para as ações do PPG. As atividades de extensão universitária como cursos, workshops, e congressos realizados possibilitaram a cobrança de inscrições do público externo e a obtenção de doações de empresas como a indústria farmacêutica, de equipamentos e de materiais. Além do suporte aos projetos científico-tecnológicos relacionados às dissertações dos alunos, esses recursos garantiram a manutenção do site do Programa, a participação presencial de convidados externos em bancas de dissertação e o pagamentos dos custos para a execução dos contratos de parcerias com empresas.

Os recursos captados pelos Centros de Estudos das Disciplinas ocorreram principalmente por meio de ações intermediadas pelo CEDAR (Centro de Estudos em Anestesiologia e Reanimação, com CNPJ próprio – documento anexo- e vinculado à Disciplina de Anestesiologia da FMUSP) e garantiram a sustentabilidade financeira do PPG no quadriênio. Os recursos financeiros resultantes garantiram o pagamento para manutenção do site do Programa, a participação presencial de convidados externos em bancas de dissertação, além da execução dos contratos de parcerias com empresas e pequenos fomentos aos projetos científico-tecnológicos de alguns alunos.

A descrição da captação inclui alguns dos valores captados em 2020 e que, devido à pandemia de COVID-19, foram efetivamente utilizados no quadriênio atual. A utilização dos fomentos relacionou-se a atividades de melhoria estrutural física do PPG, de apoios a projetos científico-tecnológicos e manutenção do site do Programa na internet, conforme descrito abaixo:

  1. NOME DO PROJETO: Desenvolvimento de módulo de PCA (Patient Controled Analgesia) para Bomba de Infusão; FONTE: Empresa Samtronic (por meio da Fundação Faculdade de Medicina); PROCESSO SELETIVO: competitiva; OUTORGADO: José Otávio Costa Auler Júnior para projeto de discente que está em processo de matrícula no PPG; ABRANGÊNCIA: nacional; VIGÊNCIA: 2020-2024 (contrato assinado em 2020 e projeto começou a ser implementado após o final da pandemia); MONTANTE: R$30.000,00.
  2. NOME DO PROJETO: Bolsa para discente; FONTE: ONG Smile Train Brasil, por meio do Centro de Estudos CEDAR; PROCESSO SELETIVO: competitivo; OUTORGADO: Marcelo Luiz Abramides Torres, orientador do discente Fernando Brito Cançado; ABRANGÊNCIA: cooperação nacional; VIGÊNCIA: 01/03/2024 a 29/02/2025; MONTANTE: R$66.000,00.
  3. NOME DO PROJETO: Avaliação da regulação do Cav 2.2, das subuniddes Cava2d e do envolvimento de receptores opioides na hipersensibilidade e hiperexcitabilidade neuronal na neuralgia herpética e pós-herpética experimental; FONTE: Auxílio regular FAPESP: 2020/15943-1; PROCESSO SELETIVO: Contínuo; OUTORGADO: Camila Squarzoni Dale é pesquisadora responsável; ABRANGÊNCIA: nacional; VIGÊNCIA: 01/03/2022 a 31/08/2024; MONTANTE: R$ 105.403,00 e US$ 8919,00 dólares americanos.
  4. NOME DO PROJETO: Caracterização e desenvolvimento de novos moduladores das vias dda TrkA e PKMzeta na dor inflamatória e crônica; FONTE: Processo temático FAFESP 19/06982-6; PROCESSO SELETIVO: contínuo; OUTORGADO: Camila Squarzoni Dale é pesquisadora principal de projeto outorgado a Deborah Schechtman (mesma IES); ABRANGÊNCIA: nacional; VIGÊNCIA: 01/02/2020 a 31/01/2026; MONTANTE: R$514.000,00 e US$158.000,00 dólares americanos.
  5. NOME DO PROJETO: Desenvolvimento de projeto de implante subcutâneo para analgesia; FONTE: Empresa Mudjala Medical Inc. (http://www.mudjalamedical.com/); PROCESSO SELETIVO: competitiva; OUTORGADO: Camila Squarzoni Dale; ABRANGÊNCIA: cooperação internacional; VIGÊNCIA: Contrato assinado no quadriênio anterior e projeto implementado neste quadriênio; MONTANTE: US$ 9.900,00 dólares americanos.
  6. NOME DO PROJETO: Implantação do Centro de Treinamento em Procedimentos Minimamente Invasivos (PROMIN) da Faculdade de Medicina da USP; FONTE: Emenda Parlamentar do Deputado Federal (SP) Rodrigo Gambale; PROCESSO SELETIVO: competitivo; OUTORGADO: Everson Luiz de Almeida Artifon, via Departamento de Cirurgia da FMUSP (Prof. titular José Pinhata Otoch) para otimização de estrutura física a ser utilizada pelo Programa; ABRANGÊNCIA: nacional; VIGÊNCIA: 2024; MONTANTE: R$500.000,00.
  7. NOME DO PROJETO: Implantação do Centro de Treinamento em Procedimentos Minimamente Invasivos (PROMIN) da Faculdade de Medicina da USP; FONTE: doação recebida de Henrique Prata (Hospital do Amor de Barretos, SP); PROCESSO SELETIVO: competitiva; OUTORGADO: Everson Luiz de Almeida Artifon, via Departamento de Cirurgia da FMUSP (Prof. titular José Pinhata Otoch) para otimização da estrutura física a ser utilizadas nos projetos científico-tecnológicos do PPG; ABRANGÊNCIA: nacional, VIGÊNCIA: 2024; MONTANTE: Doação de um robô cirúrgico DaVinci Si/Intuitive int. de valor aproximado de R$7.000.000,00.
  8. NOME DO PROJETO: Recebimento de direitos autorais; FONTE: Editora Atheneu; PROCESSO SELETIVO: contínuo; OUTORGADO: José Otávio Costa Auler Júnior representando a si mesmo e aos DP Marcelo Luiz Abramides Torres e Maria José Carvalho Carmona, com recursos que contribuem para a manutenção do site do Programa na internet; ABRANGÊNCIA: nacional; VIGÊNCIA: 2021-2024; MONTANTE: R$ 13.643,99.
  9. NOME DO PROJETO: Construção e manutenção de site relacionado a projeto de Dissertação; FONTE: Empresa Cristália; PROCESSO SELETIVO: competitivo; OUTORGADO: Marcelo Luiz Abramides Torres, orientador do projeto de dissertação; ABRANGÊNCIA: nacional; VIGÊNCIA: 2023-2024; MONTANTE: Doação de horas de trabalho de funcionário para a construção do site (valor estimado de R$10.000,00) e R$1.440,00 para manutenção do site do produto derivado de Dissertação de discente.
  10. NOME DO PROJETO: Otimização de monitorização intraoperatória em pacientes de alto risco cirúrgico; FONTE: emenda parlamentar (emenda de bancada); PROCESSO SELETIVO: competitivo; OUTORGADO: José Otávio Costa Auler Júnior (solicitante) com outorga institucional via Fundação Faculdade de Medicina; ABRANGÊNCIA: nacional; VIGÊNCIA: 2024; MONTANTE: R$ 200.000,00 (CG 87.397 - SES-TA7-Conv. 1626/18 - SES INC. MAC. ANEST).
  11. NOME DO PROJETO: Implantação de Centro de Usabilidade junto ; FONTE: FAPESP (via RTI - Reserva Técnica Institucional); PROCESSO SELETIVO: universitário; OUTORGADO: Roger Chammas (outorga institucional) para a solicitante Maria José Carvalho Carmona via Centro de Inovação Tecnológica do Instituto Central para implantação do Centro de Usabilidade dentro do LEPIC (Laboratório de Ensino, Pesquisa e Inovação em Cirurgia) do Hospital das Clínicas da FMUSP; ABRANGÊNCIA: nacional; VIGÊNCIA: 2023/2025; MONTANTE: R$125.727,88.
  12. NOME DO PROJETO: Estudo latino-americano de resultados cirúrgicos em pacientes pediátricos (LASOS-Peds); FONTE: ONG Smile Train Internacional, por meio da Smile Train Brasil e da Fundação Zerbini; PROCESSO SELETIVO: competitivo; OUTORGADO: Vinícius Caldeira Quintão, para projeto de pós-doutorado supervisionado pela DP Maria José Carvalho Carmona; ABRANGÊNCIA: cooperação internacional; VIGÊNCIA: 2023-2026; MONTANTE: US$51.650,00.
  13. NOME DO PROJETO: Apoio à implantação do Programa de Mestrado Profissional INOVATEC; FONTE:CEDAR, Centro de Estudos da Disciplina de Anestesiologia; PROCESSO SELETIVO: universitário, contínuo; OUTORGADOS: DPs José Otávio Costa Auler Jr, Marcelo Luiz Abramides Torres , Maria José Carvalho Carmona e Matheus Facchini Vane; ABRANGÊNCIA: local; VIGÊNCIA: 2023-2026; MONTANTE: RS$48.800,00.

Portanto, os fomentos captados totalizaram R$1.479.286,00 e US$228.469,00, sem considerar as doações em equipamento e serviços, com a seguinte distribuição entre os docentes:

  1. Camila Squarzoni Dale: captação de recursos para 03 projetos, totalizando os valores de R$619.403,00 e US$166.999,90.
  2. Everson Luiz de Almeida Artifon: captação de recursos de emenda parlamentar no valor de R$500.000,00 em conjunto com o Prof. Titular da Disciplina de Técnica Cirúrgica José Pinhata Otoch. Recebimento de doação na forma de equipamento com valor aproximado de R$7.000.000,00.
  3. José Otávio Costa Auler Júnior: captação de recursos no valor de R$243.643,99 e valor de R$48.800,00 compartilhado com os DP MLAT e MJCC;
  4. Marcelo Luis Abramides Torres: captação de R$66.000,00 como bolsa para discente e valor de R$1.440,00 para manutenção de site produto de dissertação e doação de serviços para construção de site em valor aproximado de R$10.000,00;
  5. Maria José Carvalho Carmona: captação de R$125.727,88 como recurso proveniente de reserva técnica institucional (RTI) da FAPESP. Junto com o pós-doutorando, captou valor de US$51.650,00 para execução do projeto.

Parcerias Estratégicas

  • Colaboração Universidade-Empresa: Parcerias com empresas farmacêuticas, biotecnológicas e de dispositivos médicos para desenvolver e validar novas tecnologias. Algumas dessas parcerias são de interesse do PPG e podem resultar em acordos específicos;
  • Órgãos de fomento: Financiamento de projetos inovadores por meio de editais específicos relacionados à inovação. Um dos projetos de discente do quadriênio foi aprovado para o PIPE-FAPESP;
  • Apoio a startups: Apoio ao desenvolvimento de startups em saúde, incluindo incubação e aceleração de projetos inovadores. A ABSS (Associação Brasileira de Startups de Saúde) é apoiada e tem sua estrutura administrativa instalada dentro do InovaHC;
  • Parcerias internacionais: várias parcerias em fase de implementação. A parceria com o Prof. Luis Velez Lapão, da Universidade Nova de Lisboa, Portugal, permitiu o registro do software relacionado à dissertação do aluno Victor Sapountzakis Ribeiro.
  • Infraestrutura Administrativa de apoio ao Programa

    O INOVATEC dispõe de espaço administrativo dedicado, na sala 4107, com 34 m2, dentro do prédio da FMUSP. A sala de reuniões dispõe de mesa com 10 cadeiras, computador conectado a tela de 52 polegadas e recursos de multimídia para reuniões online.