As atividades do INOVATEC contribuem para solucionar problemas e otimizar processos na área de saúde, com possível impacto na diminuição da morbimortalidade cirúrgica, o que tem impacto social direto ou indireto. Os projetos podem contribuir na formulação de condutas sobre acesso ao tratamento cirúrgico e cuidados perioperatórios. A infraestrutura e o capital intelectual de docentes e discentes relacionados aos cuidados a pacientes cirúrgicos contribuíram na minimização dos efeitos sanitários da crise COVID-19 e incluíram a geração de novos conhecimentos sobre a pandemia. O aumento progressivo do número de titulações auxilia na formação de profissionais qualificados, com potencial de impacto econômico e social a longo prazo.
Atividades Econômicas e Sociais quanto ao Impacto, Relevância e Transparência
A análise quantitativa do impacto da produção científica do Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica e de Processos Assistenciais Perioperatórios foi realizada com o apoio de bibliotecários da Faculdade de Medicina da USP, por meio da plataforma Overton (https://www.overton.io). Essa assessoria mapeou a produção científica e tecnológica de cada docente permanente que participou do Programa no período de 2021 a 2024, independente do tempo de participação, identificando a conexão com a implementação de políticas públicas e rastreando como essas produções influenciam decisões governamentais e diretrizes de saúde. Além disso, foi possível analisar de que forma o conhecimento gerado pelo Programa tem sido utilizado em documentos políticos, abrangendo diversas áreas do conhecimento. A análise buscou mostrar como artigos acadêmicos, livros e outros tipos de produções bibliográficas dos membros do Programa estão sendo empregados como base de evidência por diferentes fontes políticas. Os resultados do levantamento indicaram que a produção dos DP no quadriênio, independente do tempo de participação dos mesmos no programa, foi citada em políticas públicas do Reino Unido, da China e da Coreia do Sul, incluindo dois documentos da NICE (National Institute for Health and Care Excellence) do Reino Unido. Esta primeira análise é um estímulo para que os membros do Programa continuem avaliando o impacto de suas produções para além do número de citações em outros periódicos.
Análise Cientométrica do Impacto Econômico
A análise na plataforma SciVal mostrou que uma publicação teve participação de empresas e que duas publicações foram citadas em patentes. Esse dado mostra a importância do objetivo estratégico do PPG de fomentar a cultura de inovação tecnológica e empreendedorismo na academia para gerar valor social, que está alinhado ao Plano de Desenvolvimento Institucional.
Outras Ações de Impacto Social
Além do impacto social relacionado à inovação tecnológica, ao fortalecimento da cultura de inovação, ao conhecimento gerado e à formação de recursos humanos qualificados para atuarem em outras IES, na indústria farmacêutica ou de equipamentos e materiais para a saúde. Os profissionais formados podem atuar como membros de empresas de pesquisa clínica ou como instrutores altamente qualificados para a formação de especialistas, especialmente nas áreas de anestesiologia, cirurgia, tratamento da dor e terapia intensiva cirúrgica. O Programa considera importantes as seguintes ações de impacto social, que têm relação direta ou indireta com as atividades do programa:
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Formação de Recursos Humanos: além de médicos, outros profissionais da área de saúde humana ou animal podem se candidatar ao Programa. Esta atuação na formação de recursos humanos tem papel social indireto de contribuir com a qualificação das atividades do Sistema de Saúde no Brasil. Visando a otimização da inserção social por meio da nucleação de egressos, o Programa tem ações específicas para aumento do recrutamento de discentes de diferentes regiões do Brasil. O Programa realiza acompanhamento continuado do destino e atuação dos egressos por meio da comunicação com os mesmos via e-mail e estímulo ao cadastramento na plataforma Alumni da USP.
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Interface com a Residência Médica: o envolvimento de vários docentes do PPG nos Programas de Residência Médica institucionais, que admitem anualmente médicos brasileiros de diferentes regiões e estrangeiros para Programas de Especialização. A formação técnica e o envolvimento dos médicos residentes com projetos científico-tecnológicos contribuem para a formação de recursos humanos qualificados e otimização da assistência à população, ampliando o impacto social do Programa.
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Parceria com o “Smile Train”: o programa da NGO (Non Governamental Organization) Smile Train, sediada nos Estados Unidos, que realiza cirurgias para correção de fissuras labio-palatinas e em locais pré-selecionados no Brasil. É projeto com participação voluntária de discentes e docentes do PPG, sendo que a ONG patrocina bolsas para discentes do Programa que se especializam em anestesia para cirurgia pediátrica e neonatal. A participação desses bolsistas nas ações da NGO contribui para um ciclo virtuoso de melhoria assistencial. As bolsas são fornecidas através do CEDAR (o Centro de Estudos da Disciplina de Anestesiologia).
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Colaboração com o Programa de Residência Médica em Anestesiologia de Luanda-Angola: foi um dos primeiros programas de formação de anestesiologistas em Angola, criado em conjunto com ex-especializandos angolanos do Programa de Capacitação para Médicos Estrangeiros do HCFMUSP. Participam deste projeto os DP Maria José Carvalho Carmona e José Otávio Costa Auler Júnior e o apoio ocorre por meio de mentoria para as atividades do Programa, acesso on-line à programação teórica do curso de Residência Médica da Anestesiologia USP e possibilidade de que os residentes de último ano tenham estágio no Hospital das Clínicas da FMUSP. Depoimento sobre essa colaboração no link https://www.instagram.com/reel/C4awc70ueCh/?igsh=d3U1NmZmaXlyOWhx. Egressos desse programa são atuais candidatos a discentes do PPG.
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Parceria no Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros: Em parceria com a Escola de Educação Permanente (EEP-HCX) do HCFMUSP, a Disciplina de Anestesiologia (Coordenação do DP José Otávio Costa Auler Júnior e Marcelo Luiz Abramides Torres) oferece duas vagas anuais para estágio com duração de três anos, com as mesmas atividades dos Residentes da Especialidade brasileiros, sendo a maioria dos médicos provenientes da América Latina (Bolívia, Equador e Colômbia).
Estágios para Discentes do Programa
Além das disciplinas do PPG e das atividades relacionadas aos projetos científico-tecnológicos, os discentes têm oportunidades de cumprir atividades como instrutores de profissionais em especialização no HCFMUSP, sob supervisão dos DPs, em suas respectivas áreas de atuação. Tais oportunidades incluem instruções práticas/técnicas, atividades de educação continuada para o público interno ou extra institucional ou atividades voluntárias como o Projeto Kids Save Lives Brasil.
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE)
O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) é programa de estágio supervisionado em docência para alunos de pós-graduação da Universidade de São Paulo (USP) e prepara os alunos para a docência, além de contribuir para a qualificação do ensino de graduação. Trata-se de estágio obrigatório para alunos bolsistas de programas de Mestrado e Doutorado Acadêmico, sendo opcional para os alunos de Mestrado Profissional que não tem opção de bolsas institucionais. No período 2021-2024 nenhum aluno participou deste Programa, atividade que será incentivada no próximo quadriênio.
Participação no InCube
Os discentes podem também participar do InCube (https://inovahc.hc.fm.usp.br/in-cube/), um programa gratuito de 09 meses do NIT InovaHC que é uma capacitação empreendedora voltada para equipes multidisciplinares com projetos de tecnologias em saúde que estão em estágio inicial de desenvolvimento e visa ajudar as equipes a evoluírem e aprimorarem seus projetos de inovação e tecnologia por meio de consultorias, oficinas, mentorias e outras atividades que devem gerar entregáveis que são avaliados periodicamente. Participaram de estágios no quadriênio os discentes relacionados a seguir: Silvio Tacla Alves Barbosa participou da edição do InCube em 2021 e Victor Sapountzakis Ribeiro participou da edição do InCube em 2023.
Impacto Social da Organização de Eventos de Educação Continuada
Docentes e discentes participam da organização ou ministram aulas em eventos de educação continuada dentro ou fora da Instituição, oportunizando a difusão de conhecimento, grande parte relacionado aos projetos do PPG. Algumas das atividades desenvolvidas no quadriênio 2021-2024 estão descritas abaixo e contribuem para o impacto social do Programa:
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Congresso Anestesiologia USP: Evento anual da Disciplina de Anestesiologia da FMUSP, desde 2014, com participação de docentes e discentes do PPG e parceiros internacionais de pesquisa e com média de 600 participantes nas edições presenciais. Com o início da pandemia de COVID-19, a primeira versão online, e gratuita, ocorreu em 2020 e teve 7.727 inscritos e carga horária de 16 horas, tendo sido um dos principais eventos online da anestesiologia no Brasil durante a crise COVID, contribuindo para a visibilidade ao Programa, com oportunidade de difusão e recrutamento discente. O número de inscritos deste evento foi de 7.367 em 2021, 4.050 em 2022, 3686 em 2023 e 3.181 em 2024, consolidando-se como um evento on-line gratuito de atualização e contribuição para anestesiologia no Brasil.
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Simpósio Internacional de Trauma: Evento bianual realizado em parceria entre a Disciplina de Anestesiologia e a Disciplina de Cirurgia Geral e Trauma, com participação de DPs e discentes do PPG e de parceiros internacionais de pesquisa, com aulas e oficinas que incluem a divulgação de resultados dos projetos, com impacto no atendimento ao paciente politraumatizado no Brasil.
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Cursos de extensão universitária: cursos de educação continuada vinculados aos Centros de Estudos das Disciplinas e cadastrados junto à Escola de Educação Permanente do HC ou à Comissão de Educação Continuada da FMUSP.
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Projetos Relacionados às Agendas de Prioridades do Estado Brasileiro: os projetos do PPG relacionados à telessaúde e telemedicina estão alinhados a prioridades do Sistema Único da Saúde brasileiro.
Impacto Social na Interação com a Educação Básica
- Projeto Kids Save Lives Brasil: além de parcerias nacionais e internacionais e de premiação internacional em 2024, a integração com a educação básica por meio de treinamento de crianças e adolescentes em suporte básico de vida (https://sites.usp.br/kidssavelivesbrasil/) é inovadora. O projeto, com coordenação de DP e participação voluntária dos discentes do PPG recentemente também mostrou impacto social indireto por estimular adolescente de escola pública participante de oficina do KSLB a estudar e ser aprovado como aluno da Faculdade de Medicina da USP, conforme registrado no link https://www.linkedin.com/posts/maria-carmona-a1a79526_calouros-da-fmusp-sejam-muito-bem-vindos-activity-7299303365165879297-ttch?utm_source=share&utm_medium=member_ios&rcm=ACoAAAV0dHYBmTDHcxp9XMtZdsV59ki4g6jyPqA.
O KSLB visa o treinamento em suporte básico de vida e no uso de desfibrilador elétrico automático para paradas cardíacas ocorridas fora do ambiente hospitalar. Treinamentos para crianças de 8 a 14 anos (e seus professores) da rede pública da Grande São Paulo e para alunos de segundo grau que são estagiários do Projeto “Menor Aprendiz” do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Programa de Desenvolvimento de Ações de Educação Profissional do Nível Básico). O projeto tem publicação recente sobre seus resultados em parceria com o pesquisador Bernd W. Böttiger, do Department of Anaesthesiology and Intensive Care Medicine, University Hospital of Cologne, Cologne, Germany, que desenvolve o KIDS SAVE LIVES com apoio da Organização Mundial de Saúde. A parceria com este pesquisador busca o alinhamento do projeto de interface com a Educação Básica aqui proposto com aquele realizado na Alemanha e em outros países da Europa. Mais informações sobre o projeto estão no link https://sites.usp.br/kidssavelivesbrasil/. O Projeto é apoiado pela Fundação Faculdade de Medicina (FMUSP) e pelo CEDAR (Centro de Estudos de Anestesiologia e Reanimação, da Disciplina de Anestesiologia da FMUSP). São também realizadas sessões de treinamento em “Suporte Básico de Vida” (BLS) para os jovens aprendizes oriundos de diferentes escolas estaduais do Estado de São Paulo que atuam como estagiários do “Programa de Desenvolvimento de Ações de Educação Profissional do Nível Básico”. Como instrutores, o treinamento conta com a participação de docentes e discentes do PPG, além de alunos da graduação da FMUSP. A atividade é realizada no Laboratório de Habilidades da FMUSP, com treinamento de cerca de 1.000 jovens por ano. A Disciplina Optativa/eletiva na Faculdade de Medicina da USP, MST4070 – Kids Save Lives, objetiva capacitar alunos de graduação da área de saúde para atuarem como instrutores de suporte básico de vida no treinamento de crianças do ensino fundamental e médio. Dentre os vários treinamentos realizados em Escolas Públicas da Grande São Paulo, com colaboração de alunos de MP que podem se voluntariar como instrutores. Durante a pandemia o projeto foi adaptado para treinamentos online. Em 2024, em Chicago, IL, o Kids Save Lives Group recebeu o prêmio Ian G. Jacobs Award for International Group Collaboration to Advance Resuscitation Science, concedido pela American Heart Association e pelo Comitê do Resuscitation Science Symposium (ReSS).
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The World Restart a Heart Day: Anualmente no dia 16 de Outubro, em parceria com o International Kids Save Lives Group, realiza-se no Brasil o “The World Restart a Heart Day”, com atividades para a comunidade sob coordenação do European Resuscitation Council. O “The World Restart a Heart Day” capacita a população com habilidades de suporte básico de vida, aumentando as chances de sobrevivência em casos de parada cardiorrespiratória e promovendo uma comunidade mais preparada para emergências.