O Programa de Pós-Graduação (PPG) Stricto Sensu em Inovação Tecnológica e de Processos Assistenciais Perioperatórios (acrônimo INOVATEC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo iniciou as atividades em 12/12/2019 com o Curso de Mestrado Profissional que tem a Área de Concentração (AC) INOVAÇÃO EM MEDICINA PERIOPERATÓRIA e quatro Linhas de Atuação Científico-Tecnológicas (LACTs): 

1) Gestão da qualidade e segurança do cuidado perioperatório;
2) Inovação, incorporação e avaliação tecnológica de equipamentos e materiais utilizados no perioperatório;
3) Metodologias e processos de ensino-aprendizagem na área de saúde;
4) Sistemas de informação e comunicação em medicina perioperatória;

O Programa é gratuito e está alinhado com os eixos estratégicos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) em relação às expectativas de excelência no ensino, pesquisa e inovação, integração interdisciplinar e com a graduação e educação básica, internacionalização, humanização e sustentabilidade.

OBJETIVO: formar profissionais altamente qualificados para identificar desafios e propor soluções inovadoras relacionadas direta ou indiretamente ao cuidado ao paciente cirúrgico. 

MISSÃO: incentivar e promover a inovação tecnológica e dos processos assistenciais perioperatórios, concomitante à formação e aprimoramento de profissionais empreendedores e com base científico-tecnologica para o desenvolvimento de produtos que representem bens de valor para a sociedade e que possam contribuir para o aprimoramento do complexo econômico-industrial da saúde no Brasil.

O PPG trabalha alinhado aos pilares estratégicos institucionais. A Universidade de São Paulo tem como Missão “Formar profissionais líderes e cidadãos conscientes de seu papel social. Produzir, transmitir e aplicar o saber e a ciência em benefício da sociedade, por meio de ensino, pesquisa, inovação, extensão, cultura, arte e difusão do conhecimento”. É Visão da Universidade de São Paulo: “Ser reconhecida nacional e internacionalmente por sua liderança e qualidade na formação de profissionais, pesquisa, impacto no desenvolvimento social, inovação, cultura, arte, diversidade, meio ambiente e sustentabilidade”. E são Valores da Universidade de São Paulo: “Guiar-se pela excelência acadêmica, respeito aos direitos humanos e compromisso com a democracia. Na qualidade de instituição pública, orienta-se pela autonomia universitária, ética, equidade, diversidade, colaboração interinstitucional, sustentabilidade e responsabilidade social”.

O INOVATEC promove o desenvolvimento de competências avançadas, a produção de conhecimento aplicado e a execução de projetos científico-tecnológicos que resultem em melhorias mensuráveis nos cuidados perioperatórios, respeitando os princípios de boas práticas de pesquisa. Além disso, incentiva parcerias entre universidades e empresas para gerar tecnologias aplicáveis à prática assistencial, para otimizar processos e contribuir para o desenvolvimento do complexo econômico-industrial da saúde no Brasil, impactando positivamente a qualidade de vida de pacientes e profissionais da área.

O aprendizado sob orientação contínua durante o desenvolvimento dos  projetos científico-tecnológicos e ao cursar as disciplinas do Mestrado Profissional, com estímulo à análise crítica da metodologia e das evidências científicas, conduzem à aquisição de competências que tenham impacto social, contribuindo para o desenvolvimento do país. Através da capacitação dos futuros mestres para a difusão e aplicação do conhecimento, intencionamos formar profissionais capazes não só de atuar em áreas fundamentais para o desenvolvimento da nação e também expandir o processo formativo, tornando-os aptos à liderança científico-tecnológica inovadora.

Em consonância com as diretrizes da CAPES, a interdisciplinaridade é evidente pela interface entre a área de Concentração do Programa e as disciplinas de apoio às Linhas de Atuação Científico-Tecnológica, sendo também estimulada pela integração entre os docentes e discentes do Programa com outros PPG e com outras áreas institucionais ou externas. A pesquisa aplicada dos projetos científico-tecnológicos relacionados ao cuidado ao paciente cirúrgico, bem como a característica transdisciplinar de várias parcerias intrainstitucionais, nacionais ou internacionais fortalecem o PPG.

PLANEJAMENTO CURRICULAR: durante a formação os alunos cursam disciplinas e desenvolvem pelo menos um projeto científico-tecnológico, participam de seminários e workshops de educação, pesquisa e inovação, promovendo integração multidisciplinar, formação sólida e abrangente e principalmente, formando profissionais com autonomia para atuar em várias áreas de inserção.

A formação científico-tecnológica ocorre sob orientação docente, com incentivo à interação e colaboração com pesquisadores nacionais e de instituições estrangeiras.

Área de Concentração

Inovação e Medicina Perioperatória

A área de concentração em Inovação e Medicina Perioperatória visa a análise crítica da inovação tecnológica e dos processos assistenciais relacionados com o período perioperatório. Os processos de desenvolvimento, avaliação, incorporação, uso e descarte tecnológico têm interface com os processos assistenciais na área de saúde. A utilização de ferramentas da medicina baseada em evidências para a avaliação de novas tecnologias e o foco na segurança do paciente podem colaborar para o aumento da cultura de inovação tecnológica e da gestão desse conhecimento. A otimização da qualidade dos processos assistenciais perioperatórios envolve a padronização de procedimentos relacionados com as diversas fases do cuidado ao paciente cirúrgico, a utilização de ferramentas específicas de ensino-aprendizagem e o cumprimento das normas nacionais e internacionais de acreditação hospitalar para centros cirúrgicos e unidades de terapia intensiva cirúrgica, além de objetivar a segurança do paciente e a diminuição da morbimortalidade cirúrgica, o incentivo à inovação tecnológica e o uso dessa tecnologias no contexto dos processos assistenciais perioperatórios poderá contribuir para o desenvolvimento do complexo econômico-industrial da saúde no Brasil.

Infraestrutura e Financiamento

LABORATÓRIOS

O Programa de Pós-Graduação em Anestesiologia, Ciências Cirúrgicas e Medicina Perioperatória da FMUSP possui laboratórios próprios que compõem o conjunto dos Laboratórios de Investigação Médica (LIMs). Os LMIs são unidades de pesquisa do Hospital das Clínicas vinculadas aos Departamentos e Disciplinas da FMUSP (clique aqui para mais detalhes). Os objetivos dos laboratórios são o desenvolvimento de pesquisa científica (clínica, experimental em animais e básica); a padronização de novas técnicas e métodos diagnósticos com possibilidade de validação do uso em pacientes; e a formação de pesquisadores em pesquisa básica e aplicada. Os LIMs são também espaços de pesquisa, ensino e treinamento para graduandos e pós-graduandos com currículos relacionados direta ou indiretamente às ciências da saúde, com possibilidade de incorporação de alunos de ensino médio e ensino técnico.

A infraestrutura dos laboratórios e dos locais específicos para atendimento de pacientes cirúrgicos permite ampla possibilidade de pesquisas clínicas, experimentais com animais e básicas. Investimentos contínuos são realizados para melhoria da infraestrutura. Além dos recursos institucionais, o Corpo Docente busca constantemente financiamentos junto às agências oficiais de fomento (principalmente FAPESP, CNPq e CAPES). Adicionalmente, os Centros de Estudos CEDAR (Centro de Estudos em Anestesiologia e Reanimação, vinculado à Disciplina de Anestesiologia) e CIA (Centro de Informação Acadêmica, vinculado à Disciplina de Cirurgia Geral e Trauma) colaboraram para a captação de recursos.

A descrição de cada uma das unidades laboratoriais encontra-se na página correspondente:

  • Laboratório de Anestesiologia (LIM/08)
  • Laboratório Biofísico (LIM/08)
  • A característica interdisciplinar do Programa favorece as parcerias e o uso compartilhado de Laboratórios de outras áreas institucionais.

    O Programa também desenvolve projetos em parceria nas estruturas laboratoriais experimentais do Laboratório de Transplante e Cirurgia do Fígado (LIM/37), do Laboratório de Metabolismo do Câncer do Instituto de Ciências Biológicas da USP e do Laboratório de Farmacologia e Terapêutica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP.

    Com o objetivo de estimular as atividades de pesquisa e inovação do Sistema FMUSP/HC, a Rede Premium oferece equipamentos institucionais para uso compartilhado. Por meio dela, foi possível a obtenção conjunta de recursos com o Laboratório de Ciências da Reabilitação (LIM/34) do Departamento Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional pela proposta Pró-Equipamento da CAPES (Edital n. 11/2014).

    Em relação ao uso de animais de experimentação, camundongos, ratos, hamsters e coelhos são fornecidos pelo biotério da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com estrutura e recursos preconizados pela legislação vigente. Para os experimentos que utilizam porcos, que pela legislação da cidade de São Paulo não podem ser criados no ambiente urbano, os animais são fornecidos por granjas previamente cadastradas pelos laboratórios e entregues no biotério no dia anterior ao experimento com o cumprimento de todas as diretrizes para o uso experimental dos animais.

    CENTROS CIRÚRGICOS

    Além da infraestrutura própria, os pós-graduandos podem desenvolver atividades nos centros cirúrgicos do complexo HC-FMUSP:

    OUTRAS INFRAESTRUTURAS E INFORMAÇÕES SOBRE FINANCIAMENTO

    • Centro de Pesquisa Clínica
    • Financiamento à pesquisa
    • Comissões de Ética
    • Tecnologia de Informação
    • Apoio técnico e administrativo
    • Biblioteca

Coordenação do programa

A atual composição da Comissão Coordenadora do Programa (CCP) do Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica e de Processos Assistenciais Perioperatórios é:

Membros titulares

Membros suplentes

Para outras informações e demais competências sobre a CCP, veja os arts. 32 a 35 do Capítulo V da Resolução n. 7.493, de 27 de março de 2018, que aprova o Regimento da Pós-Graduação da Universidade

Manuais e Normas

O pós-graduando precisa conhecer as normas vigentes de acordo com seu período de matrícula no programa.

Com a aprovação do novo Regimento da Pós-graduação da USP (Resolução nº 7.493, de 27 de março de 2018), os Regulamentos pertinentes à Resolução nº 7.493 deve ser observado pelos discentes do Programa de Pós-graduação em Inovação Tecnológica e de Processos Assistenciais Perioperatórios com matrícula a partir de junho de 2019.

Regimento da Pós-graduação da Universidade de São Paulo – USP:

Regimento da Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina – FMUSP:

Regulamento do programa:

Manual do Aluno de Pós Graduação da FMUSP:

Guia de Apresentação de Dissertações Teses e Monografias:

Turnitin - Tutorial Para o Aluno:

Inscrições e matrículas

As inscrições em programas de Mestrado Profissional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo deverão ser realizadas exclusivamente na Secretaria do Programa de Pós-graduação pretendido.

Edital 2025 – Mestrado Profissional

Relação de documentos necessários para mestrado profissional:

  • (2 vias) Formulário de inscrição;
  • (2 vias) Cópia de documento de identificação (RG, CPF e RNE para estrangeiros);
  • (2 vias) Cópia do Diploma de Graduação, frente e verso;
  • (2 vias) Histórico escolar completo do curso de Graduação realizado;
  • (2 vias) Currículo atualizado, incluindo descrição da experiência profissional;
  • (2 vias) Parecer de qualificação de pré-candidato- Plano de pesquisa científico e tecnológico a ser desenvolvido durante o curso, acompanhado do formulário de admissão para processo seletivo;
  • (2 vias) Descrição de experiência profissional, motivações, temas ou questões de maior interesse e objetivos;
  • (2 vias) Carta de chefe imediato;
  • Resultado da Comprovação de Proficiência em Língua Inglesa.
  • (2 vias) Cópia da certidão de nascimento e/ou casamento (quando for o caso)

Observações sobre os documentos solicitados no Edital:

  • O registro do Conselho Regional de Medicina e a Carteira Nacional de Habilitação não serão aceitos como documento de identidade;
  • Ao aluno estrangeiro é obrigatória a apresentação do certificado de nível intermediário no teste de proficiência em português, realizado pelo CELPE-Brás (http://portal.mec.gov.br/sesu) ou CIL-FFLCH-USP (http://clinguas.fflch.usp.br);
  • O pagamento da taxa de inscrição deve ser efetuado por meio de boleto que será enviado por e-mail ao e-mail do candidato;
  • Não serão aceitos comprovantes de conclusão em “licenciaturas curtas”.

Seleção:

O candidato deverá fazer uma apresentação, de 10 a 20 minutos, do seu plano de pesquisa a uma Comissão constituída por dois membros escolhidos pela CCP que disporá de até 10 minutos para arguir sobre o trabalho a ser desenvolvido, tendo o candidato igual tempo para as respostas. Esta apresentação faz parte da atribuição da nota no quesito projeto. Critério classificatório com nota máxima de 10,0 pontos. Será ainda realizada uma arguição oral, com nota máxima de 10,0 pontos, em que serão consideradas: capacidade de expressão verbal, consistência de argumentação, coerência de ideias e defesa da proposta de estudo. A nota final será obtida pela média aritmética das notas relativas às análises dos Curriculum Lattes e da nota da arguição oral sendo considerados aprovados os candidatos com nota final mínima de 7,0 (sete).

Serão aceitos no programa os candidatos aprovados e com melhor classificação observando-se o número de vagas disponível.

Matrícula:

A matrícula dos candidatos selecionados deverá ser efetivada exclusivamente na Secretaria do Programa de Pós-graduação onde a inscrição foi realizada, mediante apresentação do Formulário de Matrícula Inicial .

Corpo Discente:

O Programa iniciou o ano de 2021 com 03 alunos e matriculou 05 novos alunos em 2021, 06 novos em 2022, 02 novos em 2023 e 13 em 2024 finalizando o quadriênio com 19 alunos matriculados, 09 titulações (31,03% de titulações) e 01 desligamento (3,44% de desligamento). O corpo discente de 29 membros no quadriênio constituiu-se de médicos (principalmente anestesiologistas, cirurgiões plásticos e cirurgiões torácicos), biólogos, enfermeiros e advogados, mostrando o perfil multiprofissional e multidisciplinar do PPG. O link para o CV Lattes de cada membro discente ou egresso encontra-se na página do Programa na Internet em https://www.anestesiologiausp.com.br/corpo-discente-2/. Para o próximo quadriênio há previsão de aumento da proporção de não médicos da área de saúde e profissionais da área de engenharia e de tecnologia de informação.

Critérios para ingresso no Programa:

O PPG inscreve candidatos ao curso de Mestrado Profissional, e o número de vagas disponíveis, os critérios de seleção e as informações sobre processo seletivo e matrículas são divulgados em Editais semestrais específicos, publicados no Diário Oficial do Estado de SP e nas páginas eletrônicas do PPG e da Universidade. Exige-se comprovação de proficiência na língua inglesa, para brasileiros, e também em língua portuguesa para estrangeiros. No ato da inscrição ao processo seletivo o candidato deve apresentar:

    a) Formulário de inscrição (disponível na página do programa na internet);
    b) Cópia de documento de identificação (RG, CPF e RNE para estrangeiros) e foto;
    c) Currículo atualizado no semestre na Plataforma Lattes;

    d) Plano de trabalho elaborado pelo candidato a discente e pelo candidato a orientador, aprovado pelo Departamento de Cirurgia ou pela Comissão de Ética Institucional, quando necessário.

As normas do PPG facultam a participação de um coorientador para o aluno, especialmente quando o projeto exige um conhecimento interdisciplinar, envolve múltiplos parceiros institucionais ou interação com o setor produtivo.

Pré-Qualificação:

O processo seletivo é público e realizado durante as reuniões mensais com o corpo discente. O candidato discente deve comparecer acompanhado do candidato a orientador e expor em até 10 minutos o projeto proposto à Comissão de 02 membros escolhidos pela CCP, com slides em inglês e apresentação em inglês ou português. Deve ser apresentada a exequibilidade do projeto e os recursos financeiros disponíveis para o mesmo. O candidato a orientador apresenta à comissão um resumo do CV Lattes do candidato e a Comissão deve arguir sobre a proposta apresentada e, quando pertinente, propor melhorias visando otimização do produto final, sugerindo a aprovação, adiamento da matrícula ou reprovação do candidato. São aprovados os candidatos que obtém nota sete na pré-qualificação (média aritmética entre as notas do projeto e da avaliação do CV). Os aprovados são convocados para matrícula em data definida pelo orientador.

Obtenção de Créditos:

São necessários 96 unidades de créditos em Disciplinas para a titulação, sendo 16 créditos obtidos em Disciplinas e 80 créditos pela elaboração do projeto e defesa da Dissertação. Além do próprio projeto relacionado à Dissertação, os discentes são estimulados a colaborar em outros projetos do Programa. Visando a formação docente, os alunos são estimulados a colaborar na inclusão e orientação e alunos de iniciação científico-tecnológica, bem como das atividades docentes do orientador.

Exame de Qualificação (EQ):

Deve ocorrer até 18 meses após o início do curso e até 90 dias após a inscrição para o EQ, sob pena de desligamento (item V do artigo 52º do Regimento de PG-USP). São exigidos pelo menos 08 créditos em Disciplinas antes da inscrição para o EQ. A Comissão Examinadora do EQ é constituída por 03 membros com titulação mínima de doutor, sendo pelo menos um membro externo à IES, sendo que o orientador e/ou co-orientador só podem participar como ouvintes. O objetivo do EQ é avaliar a maturidade científico-tecnológica do(a) aluno na sua LACT e os progressos obtidos no desenvolvimento do projeto. Quando da inscrição para o EQ, o(a) aluno(a) deve apresentar versão preliminar da Dissertação e do produto relacionado ao projeto, juntamente com a proposta de divulgação desse produto. Mesmo que o projeto ainda esteja em execução, deve ser apresentada a proposta final do mesmo. O EQ tem duração máxima de 180 minutos para:

    a) Apresentação do projeto em 20 a 30 minutos, cabendo à Comissão Examinadora avaliar o conteúdo e a didática do aluno;

    b) Arguição e discussão que objetivam possibilitar que o(a) aluno faça análise crítica de seu trabalho, permitindo melhor qualidade da Dissertação final;

    c) Discussão do produto proposto, com arguição sobre a adequação às normas do Mestrado Profissional;

    d) Cada membro da Comissão Examinadora dispõe de até 25 minutos para arguição e comentários e o(a) aluno de igual tempo para as respostas.

Alunos reprovados no EQ dispõem de 60 dias para se inscrever para novo EQ e mais 60 dias para novo exame, com desligamento se ocorrer segunda reprovação.

Defesa da Dissertação:

O formato do texto da Dissertação deve seguir a padronização definida no “Guia de apresentação de dissertações, Dissertações e monografias” elaborado pelo Serviço de Biblioteca e Documentação da FMUSP, que inclui a possibilidade de apresentação da Dissertação na forma de compilação dos produtos da Dissertação. Além da catalogação bibliográfica, a dissertação deve vir acompanhada de certificado, assinado pelo orientador e aluno, de passagem do texto pela plataforma Turnitin para avaliação de similaridades literárias. O texto da Dissertação a ser defendida deve ser entregue juntamente com um exemplar impresso e a cópia no formato PDF em meio digital. O depósito digital da Dissertação é feito na Plataforma Janus, da Pós-graduação da USP. O discente deve apresentar protocolo de submissão da Dissertação e comprovante que demonstre o produto resultante do projeto. A defesa da Dissertação segue a mesma dinâmica adotada no EQ. A banca julgadora para a defesa pública da Dissertação é indicada pela Comissão Coordenadora do Programa e deve ser aprovada pela CPG institucional. A banca examinadora é constituída por 03 membros, com o orientador participando como presidente, além de um a dois membros da Instituição (neste caso, profissionais dos Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP são considerados membros da IES) e um a dois membros de outras instituições. Há estímulo à participação de membros de Instituições estrangeiras que sejam referência no tema da Dissertação. Há possibilidade de que a participação de até dois membros externos seja realizada por meio de videoconferência, utilizando recursos institucionais apropriados para esta finalidade. O resultado da avaliação da banca é fornecido como "aprovado" ou "reprovado" e o discente aprovado faz jus ao título de Mestre Profissional pela Faculdade de Medicina da USP. Os comentários e correções feitos ao texto da Dissertação pela banca examinadora devem ser revistos pelo discente sob supervisão do orientador e a versão final corrigida deve ser encaminhada para publicação digital no portal “Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP”.

Divulgação da Dissertação:

A versão final revisada do texto da Dissertação é disponibilizada, após a divulgação do produto relacionado, no ambiente virtual da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP, com acesso público no endereço http://www.teses.usp.br/. Além do produto do Mestrado Profissional, os alunos são estimulados a divulgarem um vídeo curto no site do PPG na internet e/ou "cartas ao editor”, ou publicações similares, em periódicos compatíveis com o tema do produto desenvolvido.

Atividades Discentes:

Além do desenvolvimento do projeto que resultará no produto da dissertação do MP, a inserção discente no Programa é fortalecida pelo envolvimento em outros projetos relacionados à LACTs e em Disciplinas e atividades didáticas sob coordenação/supervisão do orientador, integração com a graduação e participação em reunião mensal do PPG com o corpo discente. Há plano de ação específico para incentivar a integração alunos do MP e graduandos que participam de atividades de Iniciação científica-tecnológica junto aos orientadores do PPG. Incentiva-se a participação discente na apresentação de trabalhos em congressos nacionais e internacionais, participação em eventos específicos de inovação, publicação em anais de congressos e em capítulos de livros, na ministração de conferências e na organização de eventos relacionados à LACT. A reunião mensal com discentes e docentes objetiva a qualificação do PPG e a integração entre docentes e discentes de diferentes LACTs. Tal atividade é realizada de forma on-line e um docente do Programa ou um convidado externo apresenta tema de interesse específico dos pós-graduandos. Nesta reunião os alunos são estimulados a discutirem o andamento de suas atividades individuais na PG relacionadas ao desenvolvimento do projeto, à própria formação e os planejamentos individuais relacionados às atividades de empreendedorismo, internacionalização e inserção social. Na mesma reunião também são apresentados os novos candidatos a discentes, conforme descrito acima na pré-qualificação.

Para incentivo à qualificação e integração discente, o PPG realizou em 2022 o evento “Hacking Anesthesia” durante o Congresso Anestesiologia USP, com apresentação de propostas relacionadas a inovação tecnológica e/ou empreendedorismo pelos inscritos na atividade, com oportunidade de discussão da interface entre a pesquisa científica e a inovação científico-tecnológica. Em 2023 e 2024, em parceria do PPG com o Congresso Paulista de Anestesiologia da SAESP (Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo), realizou-se o evento SIS (SAESP Innovation Show), com sessões tipo "shark tank” para inscrição, seleção e apresentação de projetos inovativos para banca especializada em inovação e empreendedorismo. No SIS de 2023 um aluno do PPG foi premiado em segundo lugar e no SIS de 2024 um aluno do PPG recebeu a primeira premiação. Evento semelhante de incentivo à inovação, está planejado para o próximo Congresso de Feridas, com apresentação e discussão de projetos inovativos relacionados à Cirurgia Plástica.

Apoio aos Egressos:

Após defesa da Dissertação os ex-alunos passam a integrar um Grupo de WhatsApp e de e-mail específico e são estimulados a se cadastrarem na plataforma Alumni da USP, que oferece oportunidades de Networking e acesso ao mercado de trabalho, além de atividades de educação continuada. O Projeto Alumni objetiva aumentar a nucleação e a inserção dos discentes titulados, além da possibilidade de colaboração dos mesmos em futuros projetos do PPG. Os egressos são estimulados a desenvolverem atividades de ensino, especialmente junto aos Programas de Residência Médica, além de projetos em parceria com empresas, sendo facultada a execução de projetos dentro do Sistema FMUSP-HC.

Recrutamento Discente:

O PPG criado em 2019 tinha 03 alunos no final do quadriênio anterior. No período 2021-2024 observou-se crescimento lento e sustentável do Programa e do número de candidatos de diversas partes do Brasil interessados em ingressar como discentes, com entrada de 26 novos alunos (novas matrículas) no período. O Programa encerrou 2021 com 08 alunos matriculados, 2022 com 14 alunos matriculados, 2023 com 11 alunos matriculados (além de 04 defesas e um desligamento) e 2024 com 19 alunos matriculados (além de 5 defesas). Além dos candidatos em preparação para matrículas vinculadas aos 11 DP atuais, cada um dos 05 docentes em processo de credenciamento no Programa matriculará no mínimo 02 discentes em 2025, com a meta de que o PPG, ao longo do quadriênio 2025-2028, pelo menos dobre o número total de discentes, considerando os alunos atuais e as novas matrículas.

Linhas de Atuação Científico-Tecnológica

As quatro LACTs do PPG enfatizam o caráter stricto sensu e o perfil dos projetos científico-tecnológicos (PPCT), alinhados à estruturação do PPG e à Área de Concentração. O PPG tem 10 Disciplinas de apoio às LACTs, sob coordenação dos docentes, colaboradores e associados do INOVATEC.

A estruturação das Disciplinas segue as normas institucionais, são válidas por 03 anos e cada unidade de crédito corresponde a carga horária de 15 horas. Além das Disciplinas do próprio PPG, os orientadores podem indicar que o aluno curse Disciplinas de suporte ao projeto de dissertação em outros PPG da IES, bem como Disciplinas de formação do pesquisador vinculadas à Comissão de Pós-Graduação da FMUSP.

1- Gestão da qualidade e segurança do cuidado perioperatório

A segurança do paciente é atributo fundamental da qualidade dos serviços de saúde e, em particular, do atendimento ao paciente cirúrgico. O cuidado perioperatório só será de qualidade se os riscos de dano ao paciente forem reduzidos e controlados. A padronização de tarefas relacionadas ao perioperatório pode contribuir para a diminuição de eventos adversos, controle da qualidade e redução de custos. Projetos específicos em prol da qualidade devem focar o planejamento, a implementação e o monitoramento de aspectos que envolvem a implantação sistemática de boas práticas de segurança no cuidado perioperatório, com análise crítica dos processos de acreditação hospitalar nos itens relacionados ao cuidado ao paciente cirúrgico. A padronização dos processos assistenciais, da gestão do programa cirúrgico e do cuidado ao paciente na medicina perioperatória pode apresentar resultados positivos que vão desde a qualificação dos profissionais até redução de riscos e aumento da segurança dos procedimentos. As instruções de trabalho por meio de documentos ou procedimentos operacionais padrão (POPs) são instrumentos de qualidade importantes para obtenção de resultados esperados a cada tarefa executada.

Disciplinas de apoio:

  • MAN5761 - 1: O Centro Cirúrgico e a Unidade de Terapia Intensiva: Legislação, Segurança Estrutural e dos Equipamentos; 02 créditos; ativada em 27/06/2019, ministrada no primeiro semestre de 2023. Disciplina com solicitação de recredenciamento em 2024, será ministrada no próximo quadriênio com validade de 01 crédito, sob responsabilidade dos docentes José Otávio Costa Auler Jr., Ricardo Vieira Carlos, Dimas André Milcheski, Sérgio Henrique Bastos Damous e Suely Pereira Zeferino.

  • MAN5762 - 1: Os Programas de Acreditação Hospitalar e a Segurança do Paciente Cirúrgico; 02 créditos; ativada em 27/06/2019, ministrada no primeiro semestre de 2021. Disciplina com solicitação de recredenciamento em 2024, será ministrada no próximo quadriênio com validade de 01 crédito, sob responsabilidade dos docentes Fábio de Freiras Busnardo, Roseny dos Reis Rodrigues, Luiz Marcelo Sá Malbouisson e Flávio Takaoka.

2- Inovação, incorporação e avaliação tecnológica de equipamentos e materiais utilizados no perioperatório

Desenvolvimento de projetos científico-tecnológicos relacionados aos processos de desenvolvimento, avaliação, incorporação, uso e descarte tecnológico de equipamentos, fármacos e materiais utilizados no perioperatório. Objetiva-se a análise crítica da monitorização utilizada no perioperatório, do estudo da legislação brasileira sobre o assunto e dos critérios para incorporação e descarte de equipamentos e materiais, além do estímulo ao incremento tecnológico das soluções tecnológicas disponíveis. Por outro lado, sabe-se que a morbimortalidade relacionada às complicações pulmonares perioperatórias infere a necessidade de contínuo aprimoramento dos equipamentos e das técnicas de assistência ventilatória utilizadas no paciente cirúrgico. Projetos voltados para o aprimoramento tecnológico e a análise crítica das tecnologias disponíveis para acesso à via aérea, ventilação mecânica e fisioterapia respiratória poderão contribuir para a otimização do desfecho pós-operatório.

Disciplinas de apoio:

  • MAN5756 - 1: Análise Crítica das Técnicas de Acesso e dos Recursos Tecnológicos Para Abordagem da Via Aérea; 02 créditos; ativada em 27/06/2019, ministrada no primeiro semestre de 2021 e no primeiro semestre de 2024 . Disciplina com solicitação de recredenciamento em 2024, será ministrada no próximo quadriênio com validade de 01 crédito, sob responsabilidade dos docentes Hélio Minamoto, Ricardo Antônio Guimarães Barbosa e Cláudia Marquez Simões.

  • MAN5758 - 1: Gestão da Inovação Tecnológica Relacionada ao Perioperatório; 02 créditos; ativada em 27/06/2019, ministrada no segundo semestre de 2024. Disciplina com solicitação de recredeciamento em 2024, será ministrada no próximo quadriênio com validade de 01 crédito, sob responsabilidade dos docentes Maria José Carvalho Carmona, Matheus Fachini Vane, Ricardo Zugaib Abdalla e Maria Gabriela Guimarães Ribeiro dos Santos.

  • MAN5759 - 1: Entendendo o Processo de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento de Equipamentos na Área da Saúde; 02 créditos; ativada em 27/06/2019, ministrada no segundo semestre de 2023. Disciplina com solicitação de recredenciamento em 2024, será ministrada no próximo quadriênio com validade de 01 crédito, sob responsabilidade dos docentes Luiz Fernando Caneo, Rachel Pen Chen Chan, Jorge Bonassa e Caetano Nigro Neto.

  • MAN5766 - 2: Usabilidade e Fatores Humanos Relacionados à Interação com Equipamentos e Materiais Utilizados no Cuidado ao Paciente Cirúrgico; 02 créditos; ativada em 06/10/2021, ministrada no primeiro semestre de 2022 sob responsabilidade dos docentes Cristiane Aun Bertoldi, Douglas Gouvea, Maria José Carvalho Carmona, Vanderley Moacyr John, Sara Miriam Goldchimit e Kelly Cristina Stefani.

3- Metodologias e processos de ensino-aprendizagem na área de saúde

A andragogia e os processos de ensino-aprendizagem relacionados ao perioperatório são dinâmicos e exigem ações direcionadas para que o discente aprofunde e amplie os significados elaborados mediante sua participação ativa. Por outro lado, o docente deve exercer trabalho reflexivo continuado e estar disponível para o acompanhamento da evolução do aprendiz. Projetos específicos devem se voltar para a análise crítica das ferramentas utilizadas para o ensino e dos resultados obtidos. Metodologias como aulas teóricas, aprendizado prático, oficinas de treinamento, simulação e o uso de ferramentas de gestão de crise e conflitos devem ser analisadas em conjunto na busca da maior eficiência do ensino.

Disciplinas de apoio:

  • MAN5757 - 2: Ferramentas Didáticas para a Formação de Recursos Humanos em Saúde; 02 créditos; ativada em 31/08/2022, ministrada no primeiro semestre de 2023. Disciplina com solicitação de recredenciamento em 2024, será ministrada no próximo quadriênio com validade de 01 crédito, sob responsabilidade dos docentes Cristina Pires Camargo, Augusto Scalabrini Neto, Vinícius Caldeira Quintão, Lígia Andrade Silva Telles Mathias e Linda Omar Bernardes de Alvarenga.

  • MAN5760 - 1: Medicina Baseada em Evidências para Novas Tecnologias Utilizadas no Período Perioperatório; 02 créditos; ativada em 27/06/2019, ministrada no primeiro semestre de 2024. Disciplina com solicitação de recredenciamento em 2024, será ministrada no próximo quadriênio com validade de 01 crédito, sob responsabilidade dos docentes Everson Luiz de Almeida Artifon, José Otávio Costa Auler Jr. e Camila Squarzoni Dale.

  • MAN5763 - 1: Risco Psicossocial e Qualidade de Vida de Profissionais Envolvidos com o Cuidado Perioperatório; 02 créditos; ativada em 27/06/2019, ministrada no segundo semestre de 2021. Disciplina com solicitação de recredenciamento em 2024, será ministrada no próximo quadriênio com validade de 01 crédito, sob responsabilidade dos docentes Cláudia Marquez Simões, Flávia Serebrenic e Lígia Andrade Silva Telles Mathias.

4- Sistemas de informação e comunicação em medicina perioperatória

Grande parte dos eventos adversos relacionados à assistência anestésico-cirúrgica está associada a falhas de comunicação entre os que participam dos cuidados ao paciente ou entre eles e o paciente. O desenvolvimento de equipes de alta performance passa pelo aprimoramento e coordenação da comunicação e do uso criterioso da tecnologia da informação nas diversas etapas do cuidado e no gerenciamento dos dados e indicadores daí derivados. Projetos científico-tecnológicos específicos podem contribuir para a minimização do erro, para o aprimoramento das equipes, para a otimização dos custos e para o aumento da segurança assistencial.

Disciplinas de apoio:

  • MAN5764 - 1: Uso da Tecnologia da Informação no Perioperatório; 02 créditos; ativada em 27/06/2019, ministrada no segundo semestre de 2022. Disciplina com solicitação de recredenciamento em 2024, será ministrada no próximo quadriênio com validade de 01 crédito, sob responsabilidade dos docentes Marcelo Luis Abramides Torres, Marco Antônio Gutierrez, Giorgio Pretto, Luis Miguel Velez Lapão, Jorge Futoshi Yamamoto e Márcio Biczyk do Amaral.

Ecossistema de Inovação

Aguardando conteúdo

Avaliação Quadrienal CAPES

A Coleta CAPES consiste na apresentação anual, por cada programa de pós-graduação Stricto Sensu, de um relatório detalhado das atividades desenvolvidas no ano base precedente. A cada quatro anos, os dados dessas coletas são compilados na Avaliação Quadrienal, processo em que o conceito de cada programa é revisado.

Visando o aprimoramento da Avaliação Quadrienal, a CAPES implementará a Avaliação Multidimensional no quadriênio 2025-2028. Este modelo de avaliação, inspirado no sistema europeu U-Multirank, analisará cinco dimensões dos programas de pós-graduação, com ênfase no impacto e relevância para a sociedade, na produção de inovação, no grau de internacionalização e na inserção regional.

Consulte abaixo as avaliações do nosso programa nos últimos quadriênios:

  • Quadriênio 2021-2024: aguardando avaliação
  • Quadriênio 2017-2020: conceito 3

Inserção Social e Solidariedade

Impacto da Produção Intelectual

Os aspectos mais relevantes do impacto e do caráter inovador do INOVATEC são a capacidade de implementar suas LACTs e executar projetos científico-tecnológicos que podem contribuir para melhor desfecho do paciente cirúrgico, associado à formação de recursos humanos qualificados e com potencial de apoiar o desenvolvimento do complexo econômico-industrial da saúde do Brasil.

O INOVATEC considera as citações de publicações dos docentes em políticas públicas e em patentes, bem como a participação de empresa em publicações e as citações por pares como testemunhas do potencial inovador da produção intelectual do Programa. O resultado do levantamento pela plataforma Overton indicou que a produção do quadriênio, independente do tempo de participação dos Docentes e Discentes no programa, foi citada em políticas públicas do Reino Unido, da China e da Coreia do Sul, incluindo dois documentos da NICE (National Institute for Healt and Care Excelence) do Reino Unido. A análise na plataforma SciVal mostrou que uma publicação teve participação de empresa e que duas publicações foram citadas em patentes. Ocorreu também aumento progressivo do número de citações das publicações originários das publicações, sendo um indicador de qualidade do Programa. Premiações específicas recebidas pelos docentes também são indicadores desse potencial inovador e da qualidade do Programa. O Programa entende que a baixa participação discente nas produções é um indicador do potencial de crescimento por meio do aumento do recrutamento de mais alunos.

Impacto social da publicação de livros:

O Programa considera a publicação de livros como produtos técnicos de base científica que oportunizam a difusão do conhecimento e experiência dos docentes e discentes para outros serviços e regiões do Brasil e do exterior, sendo ação de educação continuada com potencial de impacto social. Há incentivo para que o corpo discente participe como autores de capítulos, principalmente em temas relacionados à própria LACT, reforçando o processo de aprendizagem. Durante o quadriênio, além da publicação de livros relacionados aos produtos de Dissertação, foram editados os seguintes livros com participação de docentes do Programa:

  1. Tratado de Anestesiologia – SAESP: editado por Maria José Carvalho Carmona e colaboradores. Editora dos Editores, 2025. ISBN: 9786561030540

  2. Tratado de Anestesiologia – SAESP: editado por Luiz Marciano Cangiani, Maria José Carvalho Carmona, David Ferez, Carlos Othon Bastos, Leonardo Teixeira Domingos Duarte, Luiz Henrique Cangiani, Luiz Fernando dos Reis Falcão, Maria Ângela Tardelli e Rita de Cássia Rodrigues. Editora dos Editores, 2021. ISBN: 9786586098327

  3. Anestesia em Urologia: volume da série “Condutas em Anestesia” sendo Coordenadores da Série Maria José Carvalho Carmona e José Otávio Costa Auler Júnior. Editora Atheneu, 2023. ISBN: 9786555866773

  4. Monitorização intraoperatória com ecocardiografia: volume da série “Condutas em Anestesia” sendo coordenadores da série Maria José Carvalho Carmona e José Otávio Costa Auler Júnior. Editora Atheneu, 2022. ISBN: 9786555864656

Impacto relacionado à publicação de artigos científicos:

Embora a publicação de artigos em revistas científicas não seja o objetivo principal da produção intelectual do PPG, as produções podem ser divulgadas também nesse formato, seja como produto primário ou secundário por meio de cartas ao editor, editoriais e publicações similares. As poucas citações relacionadas às publicações do quadriênio contribuem para o aumento da visibilidade do PPG.

Impacto Econômico, Social e Cultural:

As atividades do INOVATEC contribuem para solucionar problemas e otimizar processos na área de saúde, com possível impacto na diminuição da morbimortalidade cirúrgica, o que tem impacto social direto ou indireto. Os projetos podem contribuir na formulação de condutas sobre acesso ao tratamento cirúrgico e cuidados perioperatórios. A infraestrutura e o capital intelectual de docentes e discentes relacionados aos cuidados a pacientes cirúrgicos contribuíram na minimização dos efeitos sanitários da crise COVID-19 e incluíram a geração de novos conhecimentos sobre a pandemia. O aumento progressivo do número de titulações auxilia na formação de profissionais qualificados, com potencial de impacto econômico e social a longo prazo.

Atividades econômica e sociais quanto ao impacto, relevância e transparência:

A análise quantitativa do impacto da produção científica do Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica e de Processos Assistenciais Perioperatórios foi realizada com o apoio de biblioteconomistas da Faculdade de Medicina da USP, por meio da plataforma Overton (https://www.overton.io). Essa assessoria mapeou a produção científica e tecnológica de cada docente permanente que participou do Programa no período de 2021 a 2024, independente do tempo de participação, identificando a conexão com a implementação de políticas públicas e rastreando como essas produções influenciam decisões governamentais e diretrizes de saúde. Além disso, foi possível analisar de que forma o conhecimento gerado pelo Programa tem sido utilizado em documentos políticos, abrangendo diversas áreas do conhecimento. A análise buscou mostrar como artigos acadêmicos, livros e outros tipos de produções bibliográficas dos membros do Programa estão sendo empregados como base de evidência por diferentes fontes políticas. Os resultados do levantamento indicaram que a produção dos DP no quadriênio, independente do tempo de participação dos mesmos no programa, foi citada em políticas públicas do Reino Unido, da China e da Coreia do Sul, incluindo dois documentos da NICE (National Institute for Healt and Care Excelence) do Reino Unido. Esta primeira análise é um estímulo para que os membros do Programa continuem avaliando o impacto de suas produções para além do número de citações em outros periódicos.

Análise cientométrica do impacto econômico:

A análise na plataforma SciVal mostrou que uma publicação teve participação de empresas e que duas publicações foram citadas em patentes. Esse dado mostra a importância do objetivo estratégico do PPG de fomentar a cultura de inovação tecnológica e empreendedorismo na academia para gerar valor social, que está alinhado ao Plano de Desenvolvimento Institucional.

Além do impacto social relacionado à inovação tecnológica, ao fortalecimento da cultura de inovação, ao conhecimento gerado e à formação de recursos humanos qualificados para atuarem em outras IES, na indústria farmacêutica ou de equipamentos e materiais para a saúde. Os profissionais formados podem atuar como membros de empresas de pesquisa clínica ou como instrutores altamente qualificados para a formação de especialistas, especialmente nas áreas de anestesiologia, cirurgia, tratamento da dor e terapia intensiva cirúrgica. O Programa considera importantes as seguintes ações de impacto social, que têm relação direta ou indireta com as atividades do programa:

  1. Formação de Recursos Humanos: além de médicos, outros profissionais da área de saúde humana ou animal podem se candidatar ao Programa. Esta atuação na formação de recursos humanos tem papel social indireto de contribuir com a qualificação das atividades do Sistema de Saúde no Brasil. Visando a otimização da inserção social por meio da nucleação de egressos, o Programa tem ações específicas para aumento do recrutamento de discentes de diferentes regiões do Brasil. O Programa realiza acompanhamento continuado do destino e atuação dos egressos por meio da comunicação com os mesmos via e-mail e estímulo ao cadastramento na plataforma Alumni da USP.

  2. Interface com a Residência Médica: o envolvimento de vários docentes do PPG nos Programas de Residência Médica institucionais, que admitem anualmente médicos brasileiros de diferentes regiões e estrangeiros para Programas de Especialização. A formação técnica e o envolvimento dos médicos residentes com projetos científico-tecnológicos contribuem para a formação de recursos humanos qualificados e otimização da assistência à população, ampliando o impacto social do Programa.

  3. Parceria com o “Smile Train”: o programa da NGO (Non Governamental Organization) Smile Train, sediada nos Estados Unidos, que realiza cirurgias para correção de fissuras labio-palatinas e em locais pré-selecionados no Brasil. É projeto com participação voluntária de discentes e docentes do PPG, sendo que a ONG patrocina bolsas para discentes do Programa que se especializam em anestesia para cirurgia pediátrica e neonatal. A participação desses bolsistas nas ações da NGO contribui para um ciclo virtuoso de melhoria assistencial. As bolsas são fornecidas através do CEDAR (o Centro de Estudos da Disciplina de Anestesiologia).

  4. Colaboração com o Programa de Residência Médica em Anestesiologia de Luanda-Angola: foi um dos primeiros programas de formação de anestesiologistas em Angola, criado em conjunto com ex-especializandos angolanos do Programa de Capacitação para Médicos Estrangeiros do HCFMUSP. Participam deste projeto os DP Maria José Carvalho Carmona e José Otávio Costa Auler Júnior e o apoio ocorre por meio de mentoria para as atividades do Programa, acesso on-line à programação teórica do curso de Residência Médica da Anestesiologia USP e possibilidade de que os residentes de último ano tenham estágio no Hospital das Clínicas da FMUSP. Depoimento sobre essa colaboração no link https://www.instagram.com/reel/C4awc70ueCh/?igsh=d3U1NmZmaXlyOWhx. Egressos desse programa são atuais candidatos a discentes do PPG.

  5. Parceria no Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros: Em parceria com a Escola de Educação Permanente (EEP-HCX) do HCFMUSP, a Disciplina de Anestesiologia (Coordenação do DP José Otávio Costa Auler Júnior e Marcelo Luiz Abramides Torres) oferece duas vagas anuais para estágio com duração de três anos, com as mesmas atividades dos Residentes da Especialidade brasileiros, sendo a maioria dos médicos provenientes da América Latina (Bolívia, Equador e Colômbia).

Estágios para Discentes do Programa:

Além das disciplinas do PPG e das atividades relacionadas aos projetos científico-tecnológicos, os discentes têm oportunidades de cumprir atividades como instrutores de profissionais em especialização no HCFMUSP, sob supervisão dos DPs, em suas respectivas áreas de atuação. Tais oportunidades incluem instruções práticas/técnicas, atividades de educação continuada para o público interno ou extra institucional ou atividades voluntárias como o Projeto Kids Save Lives Brasil.

O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) é programa de estágio supervisionado em docência para alunos de pós-graduação da Universidade de São Paulo (USP) e prepara os alunos para a docência, além de contribuir para a qualificação do ensino de graduação. Trata-se de estágio obrigatório para alunos bolsistas de programas de Mestrado e Doutorado Acadêmico, sendo opcional para os alunos de Mestrado Profissional que não tem opção de bolsas institucionais. No período 2021-2024 nenhum aluno participou deste Programa, atividade que será incentivada no próximo quadriênio.

Os discentes podem também participar do InCube (https://inovahc.hc.fm.usp.br/in-cube/), um programa gratuito de 09 meses do NIT InovaHC que é uma capacitação empreendedora voltada para equipes multidisciplinares com projetos de tecnologias em saúde que estão em estágio inicial de desenvolvimento e visa ajudar as equipes a evoluírem e aprimorarem seus projetos de inovação e tecnologia por meio de consultorias, oficinas, mentorias e outras atividades que devem gerar entregáveis que são avaliados periodicamente.

Participaram de estágios no quadriênio os discentes relacionados a seguir:

  • Silvio Tacla Alves Barbosa participou da edição do InCube em 2021
  • Victor Sapountzakis Ribeiro participou da edição do InCube em 2023
    • Impacto social da organização de eventos de educação continuada:

      Docentes e discentes participam da organização ou ministram aulas em eventos de educação continuada dentro ou fora da Instituição, oportunizando a difusão de conhecimento, grande parte relacionado aos projetos do PPG. Algumas das atividades desenvolvidas no quadriênio 2021-2024 estão descritas abaixo e contribuem para o impacto social do Programa:

      • Congresso Anestesiologia USP:Evento anual da Disciplina de Anestesiologia da FMUSP, desde 2014, com participação de docentes e discentes do PPG e parceiros internacionais de pesquisa e com média de 600 participantes nas edições presenciais. Com o início da pandemia de COVID-19, a primeira versão online, e gratuita, ocorreu em 2020 e teve 7.727 inscritos e carga horária de 16 horas, tendo sido um dos principais eventos online da anestesiologia no Brasil durante a crise COVID, contribuindo para a visibilidade ao Programa, com oportunidade de difusão e recrutamento discente. O número de inscritos deste evento foi de 7.367 em 2021, 4.050 em 2022, 3686 em 2023 e 3.181 em 2024, consolidando-se como um evento on-line gratuito de atualização e contribuição para anestesiologia no Brasil.
      • Simpósio Internacional de Trauma: Evento bianual realizado em parceria entre a Disciplina de Anestesiologia e a Disciplina de Cirurgia Geral e Trauma, com participação de DPs e discentes do PPG e de parceiros internacionais de pesquisa, com aulas e oficinas que incluem a divulgação de resultados dos projetos, com impacto no atendimento ao paciente politraumatizado no Brasil.
      • Cursos de extensão universitária:cursos de educação continuada vinculados aos Centros de Estudos das Disciplinas e cadastrados junto à Escola de Educação Permanente do HC ou à Comissão de Educação Continuada da FMUSP.
      • Projetos relacionados às agendas de prioridades do Estado Brasileiro: Os projetos do PPG relacionados à telessaúde e telemedicina estão alinhados a prioridades do Sistema Único da Saúde brasileiro.

        Impacto social na interação com a Educação Básica:

        1. Projeto Kids Save Lives Brasil – além de parcerias nacionais e internacionais e de premiação internacional em 2024, a integração com a educação básica por meio de treinamento de crianças e adolescentes em suporte básico de vida