LABORATÓRIOS

O Programa de Pós-Graduação em Anestesiologia, Ciências Cirúrgicas e Medicina Perioperatória da FMUSP possui laboratórios próprios que compõem o conjunto dos Laboratórios de Investigação Médica (LIMs). Os LMIs são unidades de pesquisa do Hospital das Clínicas vinculadas aos Departamentos e Disciplinas da FMUSP (clique aqui para mais detalhes). Os objetivos dos laboratórios são o desenvolvimento de pesquisa científica (clínica, experimental em animais e básica); a padronização de novas técnicas e métodos diagnósticos com possibilidade de validação do uso em pacientes; e a formação de pesquisadores em pesquisa básica e aplicada. Os LIMs são também espaços de pesquisa, ensino e treinamento para graduandos e pós-graduandos com currículos relacionados direta ou indiretamente às ciências da saúde, com possibilidade de incorporação de alunos de ensino médio e ensino técnico.

A infraestrutura dos laboratórios e dos locais específicos para atendimento de pacientes cirúrgicos permite ampla possibilidade de pesquisas clínicas, experimentais com animais e básicas. Investimentos contínuos são realizados para melhoria da infraestrutura. Além dos recursos institucionais, o Corpo Docente busca constantemente financiamentos junto às agências oficiais de fomento (principalmente FAPESP, CNPq e CAPES). Adicionalmente, os Centros de Estudos CEDAR (Centro de Estudos em Anestesiologia e Reanimação, vinculado à Disciplina de Anestesiologia) e CIA (Centro de Informação Acadêmica, vinculado à Disciplina de Cirurgia Geral e Trauma) colaboraram para a captação de recursos.

A descrição de cada uma das unidades laboratoriais encontra-se na página correspondente:

A característica interdisciplinar do Programa favorece as parcerias e o uso compartilhado de Laboratórios de outras áreas institucionais.

O Programa também desenvolve projetos em parceria nas estruturas laboratoriais experimentais do Laboratório de Transplante e Cirurgia do Fígado (LIM/37), do Laboratório de Metabolismo do Câncer do Instituto de Ciências Biológicas da USP e do Laboratório de Farmacologia e Terapêutica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP.

Com o objetivo de estimular as atividades de pesquisa e inovação do Sistema FMUSP/HC, a Rede Premium oferece equipamentos institucionais para uso compartilhado. Por meio dela, foi possível a obtenção conjunta de recursos com o Laboratório de Ciências da Reabilitação (LIM/34) do Departamento Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional pela proposta Pró-Equipamento da CAPES (Edital n. 11/2014).

Em relação ao uso de animais de experimentação, camundongos, ratos, hamsters e coelhos são fornecidos pelo biotério da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com estrutura e recursos preconizados pela legislação vigente. Para os experimentos que utilizam porcos, que pela legislação da cidade de São Paulo não podem ser criados no ambiente urbano, os animais são fornecidos por granjas previamente cadastradas pelos laboratórios e entregues no biotério no dia anterior ao experimento com o cumprimento de todas as diretrizes para o uso experimental dos animais.

CENTROS CIRÚRGICOS

Além da infraestrutura própria, os pós-graduandos podem desenvolver atividades nos centros cirúrgicos do complexo HC-FMUSP:

OUTRAS INFRAESTRUTURAS E INFORMAÇÕES SOBRE FINANCIAMENTO