Eventos

Informação do Evento:

  • Programa de pós-graduação: doutorado

     

    Programa de Pós-Graduação em Anestesiologia, Ciências Cirúrgicas e Medicina Perioperatória – FMUSP Medicina

    Senso Estrito (Doutorado e Doutorado Direto)

    Aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 1987, até abril de 2017 foram titulados 143 alunos, sendo 19 mestres e 124 doutores. Atualmente, estão matriculados 43 alunos no programa de doutorado/doutorado direto, com projetos de pesquisa vinculados às linhas de pesquisa em andamento. A avaliação da CAPES para o Programa de Doutorado em Anestesiologia inferiu conceito B para os biênios 92/93 e 94/95, sendo que com a mudança dos conceitos para notas o programa foi conceituado com nota 4 no biênio 96/97 e nos últimos três triênios.

    O Programa de Pós-Graduação em Anestesiologia, Ciências Cirúrgicas e Medicina Perioperatória da Universidade de São Paulo agrega grupo que visa a excelência da pesquisa em medicina perioperatória e o reconhecimento internacional nas áreas de anestesiologia, terapia intensiva cirúrgica e tratamento da dor, buscando otimizar o impacto das publicações e o núcleo docente permanente, com consequente aumento do número de discentes e da inserção social.

    Nos últimos anos o Programa apresentou progressiva melhora da quantidade e qualidade da produção intelectual, da integração com a graduação, da captação de recursos de agências de fomento e dos intercâmbios interinstitucionais nacionais e internacionais. O resultado desta otimização pode ser comprovado pelo aumento progressivo do número de citações das publicações referentes exclusivamente às teses defendidas no programa.

    São considerados pontos fortes do programa:
    1. Aumento progressivo do fator de impacto das publicações;
    2. Infraestrutura instalada para atendimento à pesquisa;
    3. Capacidade de incremento de parcerias interinstitucionais e publicações em conjunto com pesquisadores de IES do exterior;
    4. Visibilidade do Programa: docentes e pesquisadores do Programa são formadores de opinião nas áreas em que atuam, contribuindo para o recrutamento de alunos e desenvolvimento da pesquisa. O site do Programa recebe número crescente de acessos e contribui para a visibilidade.
    5. Capacidade de aumento do recrutamento discente: Esta tendência de aumento é evidente nos últimos anos, com alunos provenientes da própria instituição ou de outras Instituições do Brasil ou do exterior.

    Secretaria do Programa: Av. Dr. Arnaldo, 455, 4º andar, sala 4107 – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) -       Tel: (11) 3061-8709/3061-8737 – Horário: das 8h às 17h - Contato: Claudia e Sandra.