Licença CC0


Iniciado em 2008, o programa Pós-Doutorado em Anestesiologia, Ciências Cirúrgicas e Medicina Perioperatória vem recrutando novos pesquisadores junto aos orientadores e egressos do programa de Pós-Graduação da FMUSP, bem como de outras Instituições Nacionais e Internacionais. O
Prof. Dr. Hazem Adel Ashmawi foi o precursor dessa tendência tendo realizado seu pós-doutorado na University of Iowa, com fomento da FAPESP, em 2009.

A seguir, os pesquisadores que foram incorporados a este programa:

Dr. André Prato Schmidt, com a pesquisa: Estudo sobre os mecanismos envolvidos na atividade antinociceptiva das purinas: o papel dos derivados da guanina de 2011 a 2013, com fomento do Prêmio CAPES de Tese 2009 e auxílio Pós-Doc CNPq.

Dr.ª Mirna Bastos Marques, com a pesquisa: Anestesia em pacientes acima de 100 anos: relato de série de casos, de 2014 a 2015, com fomento do CAPES-PNPD.

Dr.ª Lívia Stocco Sanchez Valentin, com a pesquisa: Efeitos da eletroestimulação transcraniana por corrente contínua na prevenção de disfunção cognitiva pós-operatória de pacientes submetidos à cirurgia cardíaca: estudo prospectivo, randomizado e duplo-cego, de 2015 a 2017, com fomento do CAPES-PNPD.

Dr.ª Angela Maria Sousa, com a pesquisa: Avaliação do efeito da palonasetrona e a associação palonasetrona/aprepitanto na incidência de náuseas e vômitos pós-operatórios em pacientes oncológicos de alto risco pela escala de Apfel, desde 2015, sem fomento.

Dr.ª Roseny dos Reis Rodrigues, com a pesquisa: Strategy of transfusion in trauma patients – STATA Trial, desde 2015, sem fomento.

Dr.ª Valéria Fontenelle Angelim Pereira, com a pesquisa: Parada cardíaca intraoperatória no Brasil: estudo observacional prospectivo multicêntrico para avaliação da incidência, impacto na mortalidade e função cognitiva pós-operatória, desde 2015, sem fomento.

Dr.  Igor Rafael Sincos , com a pesquisa: Úlcera venosa: tratamento endovenoso ampliado de perfurantes insuficientes e safenas varicosas por radiofrequência versus tratamento compressivo multiextrato – ensaio clínico controlado randomizado.

Dr.ª Vivian Carla da Silva Gomes, com a pesquisa: Teste de rotura da aorta: comparação das pressões de falência do aneurisma da aorta abdominal infra-renal e da aorta abdominal normal.

Dr. Raphael de Souza Pinto, com a pesquisa: Produtos de glicação avançada, estresse de retículo endoplasmático e modulação do transporte reverso de colesterol em artérias humanas com diferentes graus de aterosclerose.

Dr.ª Nayara Cioffi Batagini, com a pesquisa: Análise clínica e angiotomográfica dos pacientes com aneurismas viscerais.

Dr. André Marques Mansano, com a pesquisa: Ablação percutânea dos nervos esplâncnicos por radiofrequência para tratamento das dores abdominais secundárias ao câncer de pâncreas: ensaio clínico, prospectivo e aleatorizado.

Dr.ª  Débora Rothstein Ramos Maia , com a pesquisa: Utilização de células-tronco mesenquimais em modelo porcino de sepse – Avaliação renal.

Dr.ª Ana Flávia Marçal Pessoa, com a pesquisa: Utilização de nanocarreadores na cicatrização de feridas – estudo translacional.

Dr. Alcino Costa Leme , com a pesquisa: Elaboração, construção e validação de um escore para medir o nível de atenção e de assistência fisioterapêutica durante Internação Hospitalar.

Dr. Marcello Fonseca Salgado Filho , com a pesquisa: Validação do aplicativo iEcho® para orientação da abordagem da instabilidade hemodinâmica intraoperatória.

Dr.ª Sonja Ellen Lobo , com a pesquisa: Reconstruções ósseas em pacientes portadores de fissuras alveolares terciárias utilizando biocerâmicas bifásicas de fosfato de cálcio: ensaio clínico controlado  e randomizado.

Dr.ª Cristina Pires Camargo, com a pesquisa: Efeito de células-tronco adipócitas na viabilidade do retalho isquêmico em ratos diabéticos.

Novos profissionais seguem sendo avaliados para ingresso no Programa de Pós-Doutorado com o objetivo constante de melhorar o impacto das publicações científicas, qualificar os alunos e aprimorar o credenciamento de novos docentes ao Programa.