Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros – PCPME

O Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros (PCPME) destina-se a profissionais estrangeiros da área da saúde, graduados fora do Brasil, com ou sem experiência em sua área de atuação, que não tenham revalidado o diploma no Brasil e que tenham interesse em estágio no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HCFMUSP. O estágio exige dedicação exclusiva, em período integral e restrita ao HCFMUSP, não sendo permitida atuação fora do Complexo. As atividades serão realizadas sempre sob a supervisão do Corpo Clínico. O PCPME é realizado conforme a Resolução 1.832/2008, do Conselho Federal de Medicina.

Pré-Requisito: Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) Nível Intermediário Superior.

Para mais informações, acesse: Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros


Programa de Cooperação Internacional para Capacitação de Profissionais da Saúde

O Programa de Cooperação Internacional destina-se a profissionais estrangeiros da área da saúde, graduados fora do Brasil, com ou sem experiência em sua área de atuação que tenham interesse em estágio no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HCFMUSP. O estágio exige dedicação exclusiva em período integral e restrita ao HCFMUSP, não sendo permitida atuação fora do Complexo. As atividades serão realizadas sempre sob a supervisão do Corpo Clínico.

Programa de Cooperação Internacional de Capacitação para Profissionais da Saúde – Longa Duração
O estágio compreende um ano, denominado Estágio Básico, que destina-se a uniformizar os conhecimentos básicos da área, seguido de período denominado Estágio Especializado, com duração e programa semelhante ao da Residência Médica.

Programa de Cooperação internacional para Capacitação de Profissionais da Saúde – Curta Duração
Destina-se a profissionais estrangeiros da área da saúde, graduados fora do Brasil, com ou sem experiência em sua área de atuação que tenham interesse em estágio de até um ano no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HCFMUSP.

Para mais informações, acesse: Programa de Cooperação Internacional


Informações:  
Escola de Educação Permanente do HC-FMUSP
Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 471 – Telefone (11) 2661-2309
E-mail: cursosmedicos.eep@hc.fm.usp.br