Licença CC0


Iniciado em 2008, o programa Pós-Doutorado em Anestesiologia vem recrutando novos pesquisadores junto aos orientadores e egressos do programa de Pós-Graduação da FMUSP, bem como de outras Instituições Nacionais e Internacionais. O
Prof. Dr. Hazem Adel Ashmawi foi o precursor dessa tendência tendo realizado seu pós-doutorado na University of Iowa, com fomento da FAPESP, em 2009.

A seguir, os pesquisadores que foram incorporados a este programa:

Dr. André Prato Schmidt, com a pesquisa: Estudo sobre os mecanismos envolvidos na atividade antinociceptiva das purinas: o papel dos derivados da guanina de 2011 a 2013, com fomento do Prêmio CAPES de Tese 2009 e auxílio Pós-Doc CNPq.

Dr.ª Mirna Bastos Marques, com a pesquisa: Anestesia em pacientes acima de 100 anos: relato de série de casos, de 2014 a 2015, com fomento do CAPES-PNPD.

Dr.ª Lívia Stocco Sanchez Valentin, com a pesquisa: Efeitos da eletroestimulação transcraniana por corrente contínua na prevenção de disfunção cognitiva pós-operatória de pacientes submetidos à cirurgia cardíaca: estudo prospectivo, randomizado e duplo-cego, de 2015 a 2017, com fomento do CAPES-PNPD.

Dr.ª Angela Maria Sousa, com a pesquisa: Avaliação do efeito da palonasetrona e a associação palonasetrona/aprepitanto na incidência de náuseas e vômitos pós-operatórios em pacientes oncológicos de alto risco pela escala de Apfel, desde 2015, sem fomento.

Dr.ª Roseny dos Reis Rodrigues, com a pesquisa: Strategy of transfusion in trauma patients – STATA Trial, desde 2015, sem fomento.

Dr.ª Valéria Fontenelle Angelim Pereira, com a pesquisa: Parada cardíaca intraoperatória no Brasil: estudo observacional prospectivo multicêntrico para avaliação da incidência, impacto na mortalidade e função cognitiva pós-operatória, desde 2015, sem fomento.

Novos profissionais seguem sendo avaliados para ingresso no Programa de Pós-Doutorado com o objetivo constante de melhorar o impacto das publicações científicas, qualificar os alunos e aprimorar o credenciamento de novos docentes ao Programa.