O CENTRO DE ESTUDOS DE ANESTESIOLOGIA E REANIMAÇÃO (CEDAR) é uma associação civil, sem fins econômicos, com sede e foro na Cidade de São Paulo, que se destina a colaborar unicamente com a Disciplina de Anestesiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com a Divisão de Anestesia do Instituto Central, bem como com suas demais áreas de atuação da Anestesia no Complexo do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (equipes, serviços, coordenadorias assistenciais e/ou de ensino e pesquisa).

Em seu âmbito de atuação no Complexo HC, o CEDAR fomenta as áreas de pesquisa clínica, diagnóstica e correlatas, em experimentos laboratoriais ou investigações experimentais em animais, no que se refere ao ensino, à assistência médica, técnica, administrativa, operacional ou industrial, de interesse para a Anestesiologia no Brasil e no exterior.

Dessa forma, o CEDAR estimula a pesquisa, o ensino e as atividades assistenciais por meio de apoio financeiro, com o patrocínio de materiais, aparelhos, instrumentos cirúrgicos, sistemas e o desenvolvimento de novos produtos ou procedimentos em sua área de competência.

O Centro de Estudos também promove cursos, simpósios, estudos, convenções, reuniões, congressos e similares; além de instituir prêmios, bolsas de estudos, estágios, auxílio e assistência àqueles interessados que desejam contribuir para o desenvolvimento e objetivos do CEDAR.

O CEDAR possui Assembleia Geral, Conselho Fiscal e Diretoria, com atuação executiva e composta dos seguintes membros, eleitos por essa Assembleia Geral, cujas competências são definidas em Estatuto. Segue a composição da associação:

  1. Diretor Presidente
  2. Primeiro Secretário
  3. Segundo Secretário
  4. Primeiro Tesoureiro
  5. Segundo Tesoureiro
  6. Diretor Científico
  7. Vice-diretor Científico