Instituto da Criança (ICr) foi criado em 2 de julho de 1970 como um Departamento do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e iniciou suas atividades em 1976. Anteriormente, a Pediatria estava alocada no edifício do Instituto Central, como uma de suas Divisões.

O ICr é um hospital de grande porte de alta complexidade; com 207 leitos instalados,  que presta serviço de assistência à saúde altamente qualificado e especializado, além de constituir importante pólo formador de profissionais de saúde e produtor de pesquisas e inovações tecnológicas na área da Pediatria.

O ICr provê serviços ambulatoriais e internações predominantemente para pacientes provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS), mas possui também uma Divisão de Atendimento a Pacientes do Sistema de Saúde Suplementar (Planos e Seguros de Saúde).

A atuação assistencial da Anestesiologia se dá no atendimento aos pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos nas quatro salas do centro cirúrgico, podendo-se destacar os de alta complexidade considerados estratégicos pelo SUS como Transplantes de Fígado, de Rim e de Medula Óssea e Gastroplastias para obesidade mórbida,. Além do centro cirúrgico atende as salas de procedimentos diagnóstico-terapêuticos da Endoscopia e Radiologia, perfazendo 2500 procedimentos anestésicos por ano.

O número de médicos anestesiologistas em atividade no ICr é 14 profissionais,  cuja atuação abrange também a Avaliação Pré Anestésica Ambulatorial e a equipe multidisciplinar de Controle da Dor.